segunda-feira, 16 de maio de 2016

♫ ♪♫♫ ♪♫ ... EU ME LEMBRO MUITO BEM ... ♫ ♪♫♫ ♪♫


adolescentes encantam ainda mais quando brincam de ser criança sem nem mesmo perceber que o fazem . . .

          Quem me segue ( principalmente quem o faz há mais de uma quinzena de anos ) deve ter percebido que COISASDLEO está desacelerado, com postagens mais espaçadas e menos apaixonadas - minha marca - mas eu não saberia ( nem tentei ) analisar as razões disso. Provavelmente  deva-se ao estressante período de envolvimento pessoal com o cenário político. A rotina de aposentada, ao contrário do que eu imaginava, está muito longe do castelo encantado no qual eu me via, não com rendas ambiciosas, mas em meio ao sonhado ócio saudável . . . e não está sendo nada parecido com isso!
          Em cerca de cinquenta dias eu completarei três anos de aposentada e nunca - nunca mesmo - corri tanto como em tempos atuais. É inexplicável? Não, apenas eu vivi um sonho impossível, quase um sonho de adolescente para a terceira idade. Aos seis meses de ócio eu já estava procurando trabalho ( seletiva e calmamente ) e antes de dez meses da aposentadoria eu já estava novamente em uma sala de aula, em meio a adolescentes que têm sido desde então um sonho a ser vivido como desafio - e são tantos -  de cuja convivência quero a cada dia apreender mais e mais das voltas que a vida dá. Sou gratíssima à nova oportunidade de somar como educadora na vida de tanta gente.
          Mas voltando ao estresse emocional da fase de engolir sapo após sapo de um desgoverno absurdo, parecia que as forças iam minando de minha essência, outrora tão aguerrida, teimosa e passional, na defesa de meus pontos de vista. Durante a quase interminável luta entre governo e oposição eu me vi infinitas vezes entre ambos, sem jamais me equilibrar por sobre um enganoso muro da neutralidade, de cujas consequências temos respirado há já bastante tempo.
          Durante a campanha eleitoral de 2014, a mim pareciam tão óbvias as mentiras presidenciais pró reeleição, que pegava-me muitas vezes por dia refletindo, tentando entender por qual motivo o carisma enganoso de um único líder conseguia ser tão maligno, avassalador e consistente em termos de convencimento aos mais desavisados, ou sei lá como chamá-los. Meu sentimento de "o que estou fazendo aqui" só aumentava a cada vez que eu tinha certeza da falta de opções políticas.
          Eu precisava entender. E passei a dedicar todo meu tempo disponível ao estudo, através das mais variadas mídias. Quanto mais eu pensava apoderar-me do conhecimento disponível, mais absurdo me parecia o cenário nacional. Quase entreguei os pontos quando Joaquim Barbosa aposentou-se. Bem mais tarde voltei a respirar esperança e a rezar pela saúde física e espiritual de Sérgio Moro - e continuo nessa fase, diga-se de passagem - mas balanço fortemente quando penso em uma nova decepção via regoverno interino. Enquanto isso não acontecer - e espero que ele surpreenda positivamente a todos - vou respirando e vivendo, mas com sequelas que não sei bem se são fruto do ar seco quase irrespirável, ou se são resultado de tanta ansiedade contínua por tantos meses, numa fase de minha existência física que, ao contrário do que a maioria pensa, é tão delicada e nada forte; respiro mal, digiro mal, durmo nada parecido com outrora, mas a fé em tempos de plantar continua inabalável! BEM SEI QUE NÃO SÃO CHEGADOS OS TEMPOS DE COLHER . . .
          Confesso porém que não consigo relaxar. Sabe quando a coisa chega num ponto de parecer que a cada novo dia as coisas podem desmoronar? A falta de ar sufoca, entristece, me tira de "cena" . . . Hoje tive vontade de retomar meus textos e aqui estou. Gosto do descompromisso de calendário do COISASDLEO. Longe de parecer um diário, é o que batizei de eventuário, lugar onde "penso alto" sem o mínimo vínculo comercial, político ou social e cuja regra é ser fiel à minha consciência, com respeito possível à coletividade e ao leitor.

°°°

Na edição de hoje quero fazer duas homenagens, ambas a pessoas que admiro muitíssimo.

Neste fim de semana tive o privilégio de participar com meu marido de uma comemoração familiar emocionante: os oitenta anos da matriarca LOURDES ESTEVES, que com a simpatia de rainha segura, recebeu amigos e familiares no salão de festas de um condomínio de Jacareí, onde pudemos testemunhar que Fênix não é mito, mas pura realidade contemporânea . . . Que orgulho todos ali tínhamos daquela mulher, meio diva, meio deusa. Senhoras e senhores, um pouquinho do BOTECO DA LU para os leitores de COISASDLEO:

de saída, à espera dazamiga


Thomé, fã da aniversariante




com MARAFADA, uma das filhas de Lou, Consuelo Unger e Márcia Jimenez, gente pra lá de querida . . .



fada e obra prima








           


video

°°°

A última homenagem de hoje não poderia deixar de ser a CAUBY PEIXOTO, a quem aprendi a amar já beirando meus trinta e cinco anos, antes de ele passar a ser "cult retrô" . . . "Eu me lembro muito bem", como o próprio cantava na inesquecível Conceição, de quando ele lançou o vinil " CAUBY, CAUBY",  com um repertório irretocável. Nesse tempo eu ainda trabalhava na FEBEM e fomos em grupo visitar uma colega que repousava no pós cirúrgico em licença médica. Ela era idosa e entre seus vinis, onde reinei por um tempinho, lá estava o disco. Sem mais nem menos pedi licença e o coloquei pra rodar. Já saí da visita apaixonada. Custei alguns dias para encontrar o disco e comprei. Quando me separei na primeira vez, deixei na chácara todos os excessos, pois na mudança para uma pequena casinha eu teria que abrir mão do que não fosse prioritário, mas gravei o vinil em fita. Desde então, apesar do seu gosto hollywoodiano nada banal pra dizer o mínimo, nunca mais deixei de me encantar com suas interpretações. Sempre pensava em ir assisti-lo num dos rotineiros shows de Sampa, mas agora não mais será possível.  Cauby, Cauby . . .

sábado, 7 de maio de 2016

MAIO, ENFIM !


AGORA    VAIIIIIIIIIIIIIII ...


  • TEVE EXPOSIÇÃO DO FIGURINO USADO NAS FILMAGENS DE "OS DEZ MANDAMENTOS" NO VALE SUL SHOPPING DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. LEMBREI DE MINHA SOGRA, QUE ESTAVA DESDE JANEIRO ESPERANDO PELA ESTREIA DO FILME NO CINEMA. ELA GOSTARIA DE TER VISTO ISSO.  COMO NÃO ASSISTI NEM FILME, NEM NOVELA, NÃO ACHEI NADA DE MAIS.










  • EM CASA TENTAMOS EVITAR COMIDAS GORDUROSAS. MAS NÃO É NENHUM SACRIFÍCIO QUANDO O EQUIPAMENTO É CAPAZ DE FRITAR SEM ÓLEO . . .

  • ESTE TEMPERINHO DE SALADA FICOU UMA DELÍCIA: LIMÃO, SAL COM ALHO FEITO EM CASA PELA MAGA MÁRCIA JIMENEZ, TIRINHAS DE TOMATES E COGUMELOS EM CONSERVA, GENGIBRE RALADO E AZEITE




  • AINDA NA LINHA DE COMIDA CAIPIRA COMO EU, UM VIRADINHO PAULISTA VAI DELICIOSAMENTE BEM NESSE FRIOZINHO, NÉ? SE ACOMPANHADO DA SALADA MAIS BRASILEIRA DO MUNDO ENTÃO, FICA PERFEITO!



  • O QUE DIZER DE ARROZ INTEGRAL, O INFALÍVEL; NUNCA DÁ ERRADO, O MÁGICO .


  • POR FALAR EM MÁGICO, ACHAMOS NA LOJA AMERICANAS POR UM PREÇO COMPENSADOR FACA DE CERÂMICA. EU AINDA NÃO TINHA, PORQUE ACHAVA MUITO CARO PARA ARRISCAR NUM PRODUTO NO ESCURO. MAS COMO ESTAVAM EM PROMOÇÃO POR $9,90 COMPRAMOS LOGO DE DOIS TAMANHOS. ESSA VERMELHA É A MENOR. ESPETACULAR, A DANADINHA. RECOMENDO SEM MEDO DE SER FELIZ!




  • UMA DAS MELHORES DICAS QUE PESQUEI NO FACEBOOK NOS ÚLTIMOS TEMPOS, FOI COLOCAR NO QUARTO ESSA PLANTA. COMO FABRICA OXIGÊNIO À NOITE, É PERFEITA PARA TRABALHAR EM SILÊNCIO ENQUANTO DURMO. ACHEI UMA GRANDE MELHORA NA QUALIDADE DO AR, PRINCIPALMENTE PARA MIM, QUE SOFRO EM TEMPOS SECOS DE OUTONO.


  • E SE É PARA FALAR DE VERDE, NADA COMO TEMPEROS BRASILEIRÍSSIMOS NAS CARNES TÃO BRASILEIRAS QUANTO NOSSOS VERDES MATINHOS . . .

  • A RECEITA QUE PREPAREI DE VÉSPERA PARA O ALMOÇO DE DIA DAS MÃES, A PEDIDO DA NORA JOSSIANE, FOI O FRANGO IMPERIAL, PERFEITO PARA OCASIÕES EM QUE A GENTE PREFERE TRABALHAR DE VÉSPERA PARA DESCANSAR NO DIA DO ALMOÇO. APRENDI COM MINHA VÓ LEONOR, QUE SEMPRE FAZIA. É DELA INCLUSIVE A LETRA NO MEU CADERNO DE RECEITAS. AMBAS ESCREVEMOS JUNTAS ESSE CADERNO E FIZ QUESTÃO DE USÁ-LO NA VÉSPERA DO DIA DAS MÃES, PARA HOMENAGEÁ-LA. NUNCA CONSEGUI MERECER O MAIOR AMOR QUE RECEBI  NESTA ENCARNAÇÃO, DEVOTADO A MIM E A MEUS FILHOS. SEREI ETERNAMENTE GRATA A DEUS PELA OPORTUNIDADE DESSA CONVIVÊNCIA ABENÇOADA !

  • ENQUANTO AS COXAS E SOBRECOXAS SEM PELE DESCANSAVAM NA ÁGUA DE VINAGRE PREPAREI O CHÁ DE HORTELÃ PARA TOMARMOS DURANTE O DIA



  • MARGARINA, ALHO COM SAL E CHEIRO VERDE ENVOLVEM OS PEDAÇOS DAS PRIMAS

  • NUMA VASILHA, MISTURAR CHEIRO VERDE, QUEIJO PARMESÃO RALADO E FARINHA DE ROSCA. PASSAR OS PEDAÇOS DE FRANGO POR ESSA MISTURA SECA E ACOMODAR NA ASSADEIRA, QUE POUSARÁ NA GELADEIRA ATÉ O DIA SEGUINTE. VAI AO FORNO QUENTE POR CERCA DE UMA HORA. QUINZE MINUTOS ANTES DE DESLIGAR, DESPEJAR POR CIMA O RESTO DA MARGARINA TEMPERADA EM QUE O FRANGO PASSOU ALGUMAS HORAS, E QUE FOI RESERVADA EM SEPARADO.






  • AMANHÃ ESTAREMOS FESTEJANDO A PARTE TRÊS DO DIA DAS MÃES QUE, PARA MIM, COMEÇOU JÁ NA SEXTA-FEIRA NA CASA DE MINHA MÃE. HOJE MEU PRIMOGÊNITO VEIO COM A FAMÍLIA ME VISITAR E NOSSA ALEGRIA FOI IMENSA POR ISSO. JÁ ESTAVA MORRENDO DE SAUDADES DESSA GENTE AMADA. MINHAS NETAS ESTÃO LINDAS. ADOREI O PRESENTE, QUE DELÍCIA ! ASSIM QUE MELHORAR DESSA IRRITAÇÃO DOS BRÔNQUIOS CONTO COMO FOI TOMAR AS "CERVEJAS VIVAS" NOS COPOS QUE ADOREI. A SACOLINHA FOI ENFEITAR O BANHEIRO, ONDE GUARDEI MEUS SEGREDINHOS DE DOMAR CACHOS OU DESARRUMAR  TUDO ! FÁBIO JR. . . . ME AGUARDE, PORQUE ACABEI DE GANHAR VOCÊ DO MEU FILHO.. . RS




  • FUI À LOJA DE TINTAS PROCURAR UM TONALIZANTE PARA O PEDAÇO DE RODAPÉ QUE PRECISEI REPOR NO QUARTO E DEI DE CARA COM ESSES ADESIVOS QUE IMITAM PASTILHAS, EM TONS DE VERDE. CLARO QUE FORAM PARAR NO BOX . . .



MAIO DEVERÁ SER UM MÊS ESPECIAL: TEM ANIVERSÁRIO DE MINHA MÃE, DE MINHA

IRMÃ, TEM PRESIDENTA SAINDO PELOS FUNDOS, PRESIDENTE DA CÂMARA FNALMENTE

TOMANDO O RUMO QUE LHE CABE, ALÉM DE TODO O CAOS QUE DELES HERDAMOS!

TEMPOS DE RECONSTRUÇÃO, TANTO PARA A METADE INOCENTE QUE NÃO OS ELEGEU,

COMO PARA A OUTRA METADE, MAS O MAIS IMPORTANTE SERÁ A NOSSA LIBERTAÇÃO

DOS

MAUS PLANOS PETISTAS,

EM RELAÇÃO AO GOLPE DA ENGANAÇÃO QUE TENTARAM APLICAR NA NAÇÃO BRASILEIRA. A FAXINA

POLÍTICA APENAS COMEÇOU..."QUEM VIVER, VERÁ" OS RESULTADOS DO GOLPE QUE OS

PETISTAS TENTARAM DAR PARA ARROMBAR INDEFINIDAMENTE NOSSOS COFRINHOS, ÀS

CUSTAS DAS MENTIRAS DESCARADAS E DOS ASSALTOS DESCARADOS, MAS

DISSIMULADOS.

VÃO GASTAR TUDO EM ADVOGADOS E TERAPEUTAS . . .

ATÉ A PRÓXIMA, AMORES E AMORAS .