quarta-feira, 29 de maio de 2013

A CESAR O QUE É DE CESAR: PROFISSÕES ÁRDUAS





UM ACONTECIMENTO TRISTE INFORMANDO PELO FACEBOOK O FALECIMENTO DE PARENTE DE UMA COLEGA  ALAVANCOU ESTA REFLEXÃO QUARTAFEIRIANA.

 SER EDUCADOR É IMENSAMENTE PROFUNDO ENQUANTO CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DOS EDUCANDOS ( MENSURÁVEIS A CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO) E RARAMENTE A GENTE PODE AFIRMAR QUE ISTO OU AQUILO NA PERSONALIDADE DE UM SER HUMANO FOI ADVINDO DESTA OU DAQUELA ATITUDE DE UM PROFESSOR LÁ NO PASSADO DO PEQUENO SER EM FORMAÇÃO. VEZ OU OUTRA UMA CONSEQUÊNCIA DESSAS VIRA NOTÍCIA NAS MÍDIAS, NA MAIORIA DA VEZES EM FORMA DE TRAGÉDIA, VIOLÊNCIA PRATICADA POR ALGUÉM EM TOTAL DESEQUILÍBRIO E LÁ NUMA DAS PÁGINAS DESSE LIVRO DA HISTÓRIA ESTÁ TALVEZ UMA PALAVRA DITA EM DIA E FORMA INFELIZES, MARCANDO PARA SEMPRE O DESTINO DE UMA OU VÁRIAS PESSOAS !

RARAMENTE UM PROFESSOR FARIA ISSO PROPOSITALMENTE E NÃO PRECISA SER PROFESSOR DO DESEQUILIBRADO EM POTENCIAL PARA, INVOLUNTARIAMENTE DESENCADEAR UM PONTO DE PARTIDA PARA MUITAS INSANIDADES. QUEM DE NÓS NÃO VOLTARIA ATRÁS SE PUDESSE NO QUE SE REFERE A PALAVRAS DITAS INDEVIDAMENTE?

AGORA VAMOS TRANSFERIR ESSA SITUAÇÃO PARA OUTRA PROFISSÃO QUE HOJE EM DIA NÃO PASSA DE " A ARTE DE SUPOR", NUMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, SOBRE O QUE ACONTECE COM A SAÚDE DE UM PACIENTE. MÉDICO .. SUPOR É ALGO MAIS COMPLICADO DO QUE DIAGNOSTICAR. SÃO VERBOS APARENTEMENTE SINÔNIMOS, MAS ESTÃO LONGE DISSO. SUPOR NA MEDICINA INCLUI ESTAR NUM EMPREGO, EM UMA EMPRESA IMENSAMENTE COMERCIAL  CONTRATANDO MÉDICOS SOB MUITAS CONDIÇÕES RESTRITIVAS, AS  QUAIS LIMITAM AS AÇÕES QUE UM MÉDICO GOSTARIA DE DESENVOLVER. "SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME" É A DESCONFORTÁVEL SITUAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE FICAM ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA. É UM TRABALHADOR QUE PRECISA DO EMPREGO E A ARTE DE SUPOR CONSISTE EM DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL, RUMO À CURA DE QUEM BUSCA ISSO NELE.

CONVÊNIOS MÉDICOS JÁ FAZEM PARTE DO CENÁRIO DO CIRCO DE HORRORES BRASILEIRO(S), COM A CONIVÊNCIA DO GOVERNO, NO MÍNIMO OMISSO. NÃO TEMOS COMO FUGIR DISSO E RESTA-NOS CONTAR COM A SORTE DE TER UM ATENDIMENTO MINIMAMENTE HONESTO QUANDO ENTRAMOS NUMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

NO FRIGIR DOS OVOS EDUCADORES E MÉDICOS PODEM E DEVEM DAR OS BRAÇOS RUMO AO TRABALHO. ASSIM COMO A NÓS ALUNOS / (IM)PACIENTES, RESTA-LHES REZAR TODOS OS DIAS POR CONDIÇÕES DE TRABALHO FAVORÁVEIS E MUITA FORÇA DO ANJO DA GUARDA À NOSSA VOLTA SEMPRE.

E DEUS POR TODOS NÓS, NA LIDA COM NOSSAS CONSEQUÊNCIAS . . . BOA QUARTA-FEIRA AOS MEUS LEITORES E MUITO, MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA, QUE ME FAZ TÃO FELIZ.

2 comentários:

  1. Oi Léo há quanto tempo!Como educadora, peço todas as manhãs que me de equilibrio e sabedoria para lidar não só com a orientação científica, mas principalmente com o lado psicológico dos meus alunos, os desequilíbrios familiares e genéticos, nos trazem alunos que muitas vezes nos assustam, mas com carinho a gente chega lá, bjus e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a situação da educação e da saúde está ficando cada vez mais crítica e lamentável! Infelizmente, o povo se contenta com as várias "bolsas" do governo e não prestam atenção à educação, e muito menos, à saúde.
    Situação triste essa! Mas Léo, vamos caminhando tentando fazer o melhor de nós para Deus que nos confiou essa missão tão linda na Terra.
    Força e serenidade para nós!
    Bjs,

    Marlene

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !