ESMALTE & DESCONFORTO INTERPESSOAL
MOSAICO REALI
QUANDO SENTEI-ME FRENTE À TELINHA PARA ESCREVER, LOGO BUSQUEI MENTALMENTE UMA IMAGEM QUE REPRESENTASSE A SENSAÇÃO QUE TIVE DURANTE O FATO QUE VOU NARRAR E IMEDIATAMENTE A MEMÓRIA ME TROUXE ESTA IMOBILIDADE FORÇADA, SEM DEFESA OU ARGUMENTOS ! É UMA FOTO DO POST QUE COMBINAVA ESMALTE E ECONOMIA DOMÉSTICA, ONDE BRINQUEI MUITO SOBRE EM QUE SITUAÇÕES EU ADMINISTRAVA MEU CONSUMISMO . . . MAS ELA REPRESENTA AINDA MAIS PERFEITAMENTE A MINHA SENSAÇÃO NO DIA EM QUE FUI "COLOCADA NO TRONCO" PARA SER CHAMADA À ATENÇÃO POR UM ENTÃO CHEFE . . . UM DEUS NEGRO...UMA ESCULTURA EM ÉBANO QUE EU ADMIRAVA (FISICAMENTE APENAS) EM SILÊNCIO ABSOLUTO, SEM DAR A MENOR DEIXA PARA QUE MEUS COLEGAS CONTINUASSEM SEM MOTIVOS PARA FALAR OU PERCEBESSEM, POIS A FAMA DE MULHERENGO DELE CORRIA SOLTA PELA CIDADE E EU, LOGICAMENTE, AINDA DURANTE O PRIMEIRO CASAMENTO, NÃO QUERIA NENHUM TIPO DE DESCONFORTO PROFISSIONAL .
ESTÁVAMOS NOS ANOS NOVENTA E EU CUMPRIA ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUALQUER, COMO PROFESSORA QUE TERMINOU A ESCOLA NORMAL (HÁ SÉCULOS, SEM NUNCA HAVER USADO O TAL DIPLOMA, COMO TAMBÉM JÁ CONTEI EM UM OUTRO POST). NEM SONHAVA AINDA FAZER CARREIRA DE EDUCADORA. NÃO FAZIA PEDAGOGIA, MAS ESTAVA LÁ, NUMA DESSAS MANOBRAS QUE O DESTINO APRONTA E QUE ACABARAM ME CONDUZINDO À PEDAGOGIA E, DEPOIS DELA, A MAIS TRÊS ESPECIALIZAÇÕES COMO EDUCADORA, ESTANDO HOJE PRESTES A ENCERRAR ESSE CAPÍTULO COM A TÃO FALADA E SONHADA APOSENTADORIA.
ÀQUELE TEMPO AS LEIS AINDA NÃO ERAM SEVERAS EM RELAÇÃO AOS PRECONCEITOS DE QUAISQUER ESPÉCIES E ERAM ROTINEIRAS AS BRINCADEIRAS E PIADAS COM AS MAIS VARIADAS PERSONAGENS: LOIRAS, NORDESTINOS, NEGROS, PORTUGUESES. EU BRINCAVA E FAZIA PIADAS COMO TODO MUNDO, SEM MALDADE OU RACISMO, ATÉ PORQUE, COMO ATÉ HOJE, POR SINAL, NA MINHA OPINIÃO A RAÇA NEGRA TEM, SEM A MENOR DÚVIDA, OS HOMENS MAIS LINDOS QUE JÁ VI NA MINHA VIDA E AS BRINCADEIRAS ERAM UM HÁBITO QUE PRATICAMENTE TODOS TÍNHAMOS !
RECEBI DE UM AMIGO UMA PÁGINA INTEIRA DE PIADAS SOBRE NEGROS. ERAM MUITO ENGRAÇADAS, SEM CONOTAÇÃO DE MALDADE, A MESMA MALDADE QUE NEM POR UM SEGUNDO PASSOU PELA MINHA CABEÇA QUANDO RESOLVI LEVAR AS PIADAS PARA A ESCOLA E, NUMA RODA DE CAFÉ DO INTERVALO, EM PLENA SALA DOS PROFESSORES, A COLETÂNEA PASSOU DE MÃO EM MÃO, GERANDO MUITAS RISADAS DE TODOS NÓS. MAS HAVIA ALI UMA COLEGA QUE, DIZIAM, TINHA UMA PREDILEÇÃO DIFERENTE PELO NOSSO CHEFE E ELA NÃO PERDEU A OPORTUNIDADE DE GANHAR ALGUNS PONTINHOS EXTRAS COM ELE. CLARO QUE CONTOU E CLARO QUE EU FUI CHAMADA NA SALA DA DIRETORIA. COMO UM ALUNO APRONTÃO ! ! !
_ "A SENHORA SABE QUANTOS PAÍSES EU CONHEÇO E QUANTAS LÍNGUAS EU FALO? A SENHORA SABE QUANTO MINHA MÃE TRABALHOU PARA QUE SEUS FILHOS CRESCESSEM SEM SOFRER COM PRECONCEITOS?. . . "
DE NADA ADIANTARIA EU FALAR QUE NÃO HAVIA MALDADE NA MINHA BRINCADEIRA E MUITO MENOS (O QUE ELE NUNCA SUSPEITOU) QUE EU ACHAVA LINDOS OS HOMENS NEGROS E QUE ELE NÃO ERA EXCEÇÃO? NÃO ME PASSOU PELA CABEÇA ALGUMA FRASE CONSISTENTE CAPAZ DE REVERTER A SITUAÇÃO A MEU FAVOR. TUDO QUE EU PENSAVA EM DIZER ALI SÓ PIORARIA A SITUAÇÃO. CALEI-ME E OUVI QUE AQUELES QUASE DOIS METROS DE NEGRITUDE ZANGADA TINHM PARA ME FALAR, NEM SEI MAIS SE OLHANDO PARA O CHÃO OU PARA ELE.
QUANDO SAÍ DE LÁ JÁ HAVIA APRENDIDO DUAS LIÇÕES IMPORTANTES:
- O QUE É ENGRAÇADO PARA MIM PODE MAGOAR E MUITO ALGUÉM E EU CUIDARIA PARA NUNCA MAIS FAZER ALGO PARECIDO.
- NO MEIO DE MUITAS PESSOAS SEMPRE TEM ALGUMA QUERENDO PUXAR O TAPETE DA GENTE E É MUITA INGENUIDADE PENSAR QUE TUDO QUE FALAMOS VAI SER OUVIDO NO MESMO TOM MUSICAL EM QUE FOI "CANTADO" . . .
ENGRAÇADO, NÃO IMAGINEI QUE FICARIA TRISTE ASSIM CONTANDO ISSO AQUI, MAS COMO A VERDADE CURA QUASE TUDO . . . #PRONTOFALEI .. AINDA BEM QUE APRENDI A RESPEITAR AS DIFERENÇAS VIA TAMANHA SAIA JUSTA. HOJE POSSO TER CERTEZA DE QUE NÃO SÃO AS NOVAS LEIS QUE ME CONTROLAM, MAS O JUSTO APRENDIZADO DE VINTE ANOS ATRÁS !
TENHO QUE AMENIZAR?
SIM .
HÁ COMO?
SIM .
HÁ COMO?
SE VIVO TRAZENDO BORBOLETAS PARA MINHA VIDA CUIDANDO MELHOR DOS MEUS JARDINS INTERNOS, DEVE DAR CERTO SE LITERALMENTE FIZER ISSO PARA MINHAS UNHAS !
Adicionar legenda |
A NOSSA BLOGAGEM COLETIVA DE HOJE ESTÁ IMPERDÍVEL. DUVIDO QUE MEU LEITOR DEIXE PASSAR ESSAS LEITURAS ENGRAÇADAS OU SÉRIAS...TODAS GERARAM APRENDIZADOS RELEVANTES, A EXEMPLO DE COISASDLEO.
O MOSAICO REALI ENTRARÁ EM RECESSO PARA PRIORIZAR POSTAGENS SOBRE MÃES E AVÓS, VOLTANDO EM JUNHO, MAS COISASDLEO CONTINUARÁ POSTANDO SOBRE ESMALTES E ALGUM TEMA LIVRE AOS SÁBADOS...VOLTE SEMPRE .
O MOSAICO REALI ENTRARÁ EM RECESSO PARA PRIORIZAR POSTAGENS SOBRE MÃES E AVÓS, VOLTANDO EM JUNHO, MAS COISASDLEO CONTINUARÁ POSTANDO SOBRE ESMALTES E ALGUM TEMA LIVRE AOS SÁBADOS...VOLTE SEMPRE .
passei por algo parecido e também não tinha preconceito, mas foi o que pareceu na hora.... foi muito chato, mas aprendi a lição.
ResponderExcluirbjs
Sônia
Olha eu entendo os dois lados da sua saia justa, sou filha de negro com branca por isso não sou branca e também não sou negra. Mas vivi o preconceito e exerci o preconceito racial (além de outros é claro...rsrs) Mas confesso que ainda sou um tanto politicamente incorreta com minhas brincadeiras. Só assim elas são divertidas. Mas sempre tento não magoar os outros (pois sei o quanto dói)
ResponderExcluirAdorei "suazunhas" e a história então...rsrs
Muita Luz e Paz
Abraços.
Nossa que saia justa.
ResponderExcluirum ex namorado meu tinha um verdadeiro arsenal de piadas de negros e amava contar, claro que a muito tempo atras. Hoje não tem graça nenhuma.
Lindas unhas como sempre.
Bjks
www.maevaidosa.com
Que post lindo! Adorei .
ResponderExcluirBeijinhos...
Dureza a pessoa achar preconceito numa brincadeira sem maldade, mas nem todos entendem né.
ResponderExcluirEu adorei essas borboletinhas...muita lindinhas.
Beijinho
Uau que história hein Léo? e o bom desse tipo de acontecimento é que sempre nos ensina uma lição... amei a cor do esmalte e as borboletas arrasaram. Bj
ResponderExcluirOi Léo !
ResponderExcluirQue lindas as borboletas!
Concordo com a sua conclusão: uma coisa que é brincadeira para nós pode magoar alguém e, que volta e meia tem alguém no grupo doida pra te puxar o tapete!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Leo, assim como vc, sou grande apreciadora da beleza negra. Eles são DEMAIS! rsrsrs
ResponderExcluirComo a saia justa fica justíssima no coração qdo não se pode explicar que ...não foi essa a minha intenção! Aff!
ResponderExcluirbj bonita
OI Léo, se você não fosse casada na época eu diria que você devia ter se declarodo! :) Uma saia justa que gerou um bom aprendizado.
ResponderExcluirGostei do charme das borboletas nas unhas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Meus pais criaram os três filhos ensinando a não ter preconceito com nada nem ninguém.E nós aprendemos direitinho
ResponderExcluirEu não conto piada, nem faço brincadeiras assim.
Um amigo nosso, da família, vivia fazendo piadas e não gostava de pessoas negras.
Final da história, a filha dele "tão branquinha" casou com um lindo negro e tiveram filhos que o vovô em questão amava demais ..........
Você fez bem em contar sua saia justa, desabafou, né? Realmente foi triste!
E que borboletas fofas são essas???????????? Adorei azzunhassssss.
Boa semana amiga.
Beijos.
A lição que vc aprendeu serve para todas nós. Amei as borboletinhas e esse tom de azul. Boa semana.
ResponderExcluirBjs.
Jussara
http://caminhandonaarteculinaria.blogspot.com.br
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br
Ai, ai, ai...soh tu, xuxu(baixinha da Xuxa). Amei as borboletas...tenho uma tuagem no peh que eh uma borboletinha.....transformacao e liberdade. Amadinha...saudade de tu.
ResponderExcluirBeijos
da Ro
Leo! O seu aprendizado embelezou tanto a alma que refletiu na beleza externa e exuberante das borboletas. Beijo!
ResponderExcluirVdd o que é engraçado para uma pessoa pode não ser para outra e eu já passei por situações semelhantes, ou melhor, já fiz piadas em horas impróprias mas, sem maldade nenhuma.
ResponderExcluirLéo esse azul é uma graça, adoro esse tom.
Beijos.