sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SENHORAS DO MEU AMOR EM FASES - PARTE 3



ATÉ MEUS ALUNOS QUE ESTÃO LIGADOS MUITO MAIS NO MOMENTO PRESENTE QUE NOS ENTRAVES DO TEMPO COMENTAM DE COMO O TEMPO PASSA RÁPIDO (!)
ASSIM É TAMBÉM COMIGO QUANDO DO ALTO DE MEUS 62 ANOS OLHO PARA TRÁS E VEJO QUANTA ÁGUA (SALGADA, DOCE, DE LÁGRIMAS, DE COCO E AFINS) ROLOU E, ESPERO, AINDA ROLARÃO NA MINHA "UMBANDALIDADE". CRESCI VENDO, OUVINDO, LENDO, PERCEBENDO ERROS E ACERTOS NO ENTORNO. SEMPRE FUI MUITO CRÍTICA COM TUDO...COM A MESMA NATURALIDADE QUE PODIA NOTAR DIFERENÇAS FAMILIARES NAS ÉPOCAS DE ELEIÇÕES, NOTAVA COISAS QUE NA MINHA LÓGICA DE CRIANÇA NÃO "BATIAM" MUITO COM AS COISAS QUE EU ACREDITAVA SEREM DE DEUS. COM O TEMPO FUI PERCEBENDO QUE EM TODAS AS POSSIBILIDADES QUE EU TENTAVA TOMAR PARA MIM HAVERIA COISAS COM AS QUAIS NÃO CONCORDARIA, MAS CERTAMENTE SERIAM COISAS DOS FILHOS E FILHAS DE DEUS E NÃO DELE!

PASSEI PELO CATOLICISMO DE FORMA ATUANTE, CASEI ( NA PRIMEIRA VEZ) NA IGREJA CATÓLICA E O PADRE QUE CELEBROU A CERIMÔNIA ERA MUITO AMIGO MEU. MAS NÃO CONSEGUI FORÇAR MEUS FILHOS A CONTINUAREM FREQUENTANDO AS AULAS DE CATECISMO QUANDO ESSE CURSO EM ANDAMENTO PASSOU DE DOIS PARA TRÊS ANOS, SEM AVISO PRÉVIO. COMO ELES JÁ CONHECIAM A UMBANDA E GOSTAVAM DELA DEBANDARAM-SE SEM TITUBEAR. FORAM BATIZADOS NO DIA DE COSME E DAMIÃO NO CENTRO EM QUE EU CRESCI, DE MÃE MARIA CONGA, SOB DIREÇÃO DA AMADA TERESINHA. AFASTEI-ME, VOLTEI, AFASTEI-ME, VOLTEI...MUITA COISA QUE NÃO CITAREI AQUI POR NÃO SER MEU FOCO ( IEMANJÁ O É ) FOI ACONTECENDO.

EU TINHA CERCA DE 56 ANOS QUANDO ME REAPROXIMEI DE UMA NOVA UMBANDA - EM CONSTRUÇÃO À ÉPOCA, POIS SEU DIRIGENTE ESTUDAVA INCANSAVELMENTE TODOS OS FUNDAMENTOS, SEUS SEGMENTOS, SUAS POSSIBILIDADES . .  DE UM JEITO NÃO DE CURIOSO, MAS  SÉRIO O SUFICIENTE PARA QUE EU VOLTASSE A ME CONSIDERAR PREPARADA PARA ASSUMIR DE NOVO AS RESPONSABILIDADES DE MUDAR O CONCEITO PRECONCEITUOSO QUE A MAIORIA TEM SOBRE A NOSSA AMADA UMBANDA. NASCIA O CONGÁ SAGRADO PAI SERAFIM DO CONGO, CACIQUE PENA BRANCA E OGUM DE RONDA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS . . .



°°°


ODOIÁ,MINHA MÃE IEMANJÁ!
SALVE AS SEREIAS, AS ONDINAS, AS PRINCESAS DAS ÁGUAS!


MAIS UM POUCO DA ORIXÁ IEMANJÁ

Orixá Iemanjá - Trono da Geração - associada à criatividade, equilíbrio das emoções).Trono que rege a  Natividade, amparo à vida, rege o Criar).

Ela, pólo positivo do trono, irradia o tempo todo seu fator gerador e criacionista que estimula a geração e a criatividade das pessoas, trazendo oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida, pois irá estimular a geração de vidas, geração de ideias, geração de amor, etc...



Nos mitos da criação do universo, ela é a representação do princípio feminino. Nos templos africanos, é retratada como uma mulher de seios fartos e semblante calmo, porém decidido. Associada ao movimento das águas e à fertilidade, segundo o mito, suas sereias são donas de grande poder de sedução, capazes de "encantar os marinheiros e arrastá-los para o seu palácio submerso – de onde nunca mais retornam". 



Nas Linhas de trabalho da Umbanda, Iemanjá é a sustentadora do povo d´água, tais como marinheiros e sereias. Sua força também está presente em todas as entidades que possuem o nome "Maria", como Maria Padilha, Maria Mulambo, Maria do Cais, Maria do Congo, etc... 



As entidades da vibração de Iemanjá em sua enorme maioria trazem o poder da cura, por serem exímias manipuladoras do elemento água, possuindo poder de curar, recuperar tecidos e vitalidade.



Por hoje paramos assim, bem deste jeitinho,  mas se você quiser (re) ver os capítulos anteriores desta série comece por AQUI e siga  rumo à parte 2 clicando AQUI.

ATÉ A PRÓXIMA . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A D O R O O O...OBRIGADA !