quinta-feira, 28 de maio de 2015

BATER & ASSOPRAR



          A onda leva quem não se equilibra na prancha. Procuro ter cuidado para nunca deixar de ser imparcial nos conceitos e preconceitos ( sim, tenho defeitos e não são poucos ) que tomo como meus e mesmo assim escorrego, por vezes quase me afogo no "mar" em que mergulho - quase sempre de cabeça - que por sinal, sempre acaba emergindo a tempo. Assim foi nesta semana, quando entrei no SIM  de Jacareí ( serviço integrado de medicina ), direto com meu protocolo em mãos, na fila da senha. Eu me preparava para começar a usar mais uma maratona de serviço público gratuito dali, a exemplo dos procedimentos que consegui fazer no ano passado em meus olhos. Estava marcada no papel a hora da consulta - 9.20h e a hora de me apresentar - 9.05h. Por ali é como em qualquer lugar: não existe vaga para estacionamento disponível nunca, mas até que consegui parar o carro relativamente perto e lá fui eu. Como cheguei um pouco antes ( 8.20h) achei que era um plus para meu atendimento e entrei na fila. Quando chegou a minha vez o moço, sem olhar para mim, olhou para o protocolo e disse que me apresentasse novamente no horário estipulado para pegar a senha e então aguardar ser chamada para fazer a ficha. 
          Oi ?!? Por acaso não seria preferível assim, um pouco antes, que correr risco de atropelos ou imprevistos? Mas nada respondi e acatei a orientação, claro, pois precisava deles para ser atendida. Que sorte viver na era dos smarts, uso de dados e afins. O tempo passou sem que eu me cansasse, mas oito minutos antes da hora marcada fui de novo para a tal fila. Calculei com precisão o tempo que demoraria para chegar novamente a minha vez, de um jeito que pontualmente às nove horas e cinco minutos ( ufa) lá estava eu novamente entregando o protocolo nas mãos do funcionário que, impassível, me entregou uma senha e explicou em qual dos painéis apareceria meu número aceso. Na senha estava marcado que meu tempo aproximado de espera seria de onze minutos. Não acreditei minimamente naquilo mas, por via das dúvidas, deixei o fone guardado e fiquei observando o andar da carruagem. Havia uma chefe dos atendentes que, vez em quando, chamava nominalmente por algum paciente que deveria ter comido barriga em relação ao seu número chamado no painel. A partir daí fui percebendo que o atendimento ali era, dentro dos recursos disponíveis, extremamente organizado, humanizado, eficiente e afins !
          Fui chamada em exatos dez minutos, fui atendida por um especialista educado que me ajudou no que pôde, fui encaminhada para outros dois setores que também me atenderam com educação e profissionalismo, sem perderem a paciência com pacientes mal educados e irritados ( com a vida, provavelmente . . . dá para entender que assim fosse) que os destratavam sem pudor!
          Voltei para casa muito bem impressionada. Quando examinei meu novo protocolo com a data de comparecimento para entrega dos documentos, percebi que, de novo, precisaria faltar às aulas da escola! Eu não queria isso. Em mais de um ano fora minha primeira falta essa do dia da consulta. Hoje, como era meu dia de chamar de meu, eu pude voltar lá e conversar com o moço que fez meu agendamento: com a maior boa vontade ele conseguiu mudar essa agenda para que meu trabalho não ficasse prejudicado. Saí de lá ainda mais feliz por reconhecer, numa administração de um partido que detesto, algo digno de ser elogiado, que não seja da área de Cultura e Lazer !
          Demora-se para conseguir consulta com especialistas -  cerca de quarenta e cinco dias esperei por um horário com o otorrino - mas não esperei muito menos que isso para conseguir ser atendida por minha médica pelo meu convênio -  UNIMED SJC - que pago tão caro por sinal, e que me explora com "taxas" ridículas de consultas.
          Nesse meu convênio, se sou atendida no Pronto Atendimento pago uma "taxa". Se fazem um exame e tenho que voltar horas depois para ser medicada de acordo com o resultado do exame, PAGO A "TAXA" DE NOVO !!! Sem comentários, não? Nosso governo petista faz "escola" de roubalheira também na iniciativa privada ( taxa-propina para ter direito a atendimento).
          Olha as voltas que a vida me faz dar: cartão"vermelho-pt" para a UNIMED e cartão verde-unimed para o serviço do SIM, sob comando, certamente, de funcionários comissionados pela gestão petista ( ecaaaaaaaaaaaa. . . )
TÁ, PAREI.

          

Um comentário:

  1. Nada como a observação acurada do que nos rodeia para sermos justos com nossas observações...Texto bem escrito, ação cidadã e consciente!!!

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A D O R O O O...OBRIGADA !