SE ESSA RUA, SE ESSA RUA FOSSE MINHA . . .
Toda semana, no DIA PRA CHAMAR DMEU - quintas-feiras - saio pelas ruas da cidade de JACAREÍ fotografando coisas que me passaram desapercebidas quando dirigindo o carro (claro).Desta vez isso foi antecipado para quarta-feira: já que estou em férias, quase todo dia chamo de MEUUUUUUU !!! Tinha já percebido que as calçadas novas da "rua do mercado" (que pelos outdoors custaram seiscentos mil reais - nem achei muito caro, ufa) ficaram prontas e bonitas, mas olhar de motorista não vale e fui conferir pé ante pé. Já havia lido no face que não ficaram eficientes no que se propõe uma calçada (nova), mas como gosto e preciso ter minha própria opinião ( sou dessas ) fui testar. Claro que o centro inteiro está de pernas para o ar, numa reforma/maquiagem que, à la copa do mundo, recebe a cada quatro anos, mas isso é inevitável e culpa da memória restrita do eleitorado, que cisma em lembrar-se apenas dos últimos meses na hora de escolher seu candidato. Além do mais, a grande maioria dele não tem abrangência de olhar crítico suficiente para separar o joio do trigo! Gosto mesmo assim desse "banho de loja" que minha cidade recebe a cada quatro anos. Acho "quase ridículo" que algumas obras necessárias sejam proteladas para ficarem prontas mais perto das eleições, mas que seja !
Tem uma galeriazinha nova em que consegui entrar para conhecer, bem em frente à pracinha que está em reforma ( que bom, estava horrível ). Está bonitinha, mas com metade dos boxes vazios, pois a cultura local, sabe-se lá porque, não cultua galerias, exceção ao PROMOVALE, centro popular de "comprinhas" que deu certo, inegavelmente. Um exemplo recente de insucesso é a bonita galeria em frente ao quase extinto SUPERMERCADO EXTRA ( dizem que vai fechar em alguns poucos dias). Tem um KINGBURGUER que respira com dificuldade, apesar de seus caríssimos e deliciosos sanduíches e tinha também uma drogaria, que já fechou.
Outra coisa que pude confirmar: muitas lojas investiram no visual, de casas de suco a perfumarias. A população merece e agradece . . .
ESTA É A POLÊMICA CALÇADA: BONITA, NA MINHA OPINIÃO . . . MASSSSSSSSSSSS
Vai exigir constante manutenção da administração (coisa que não é seu forte ), pois as lajotinhas já estão soltando, com menos de um mês de uso !!!
Esse trecho é a entrada de um estacionamento: PRECISO COMENTAR???
E O QUE DIZER DOS TRÊS CAMELÔS QUE OCUPAM JUSTAMENTE A FAIXA TÁTIL PARA DEFICIENTES VISUAIS? DETALHE: NOSSO PREFEITO É ARQUITETO, RAZÃO PELA QUAL NÃO PODE RESPONSABILIZAR SUA EQUIPE TÉCNICA . . . SÓ ACHO . . .
Seja como for, talvez essas calçadas tenham alimentado a esperança das famílias que têm cadeirantes em casa. Passei por oito deles: saíram de casa achando que seus problemas estariam resolvidos e espero sinceramente que para eles tenha mesmo ficado melhor. Para mim, a calçada não passou de uma escolha infeliz! É péssimo andar sobre a faixa tátil para quem enxerga minimamente e inviável pelos camelôs para quem é deficiente. Fiquei muito insegura ao caminhar por elas, achando que a cada passo seria um tombo, razão pela qual só larguei do braço do meu marido para fazer as fotos.
Mas existe a esperança de que o MERCADÃO fique lindo, pois as reformas ali estão de vento em popa. Tomara . . . Amo nosso MERCADO MUNICIPAL.
Esta é a pastelaria mais tradicional da cidade, ao lado do portão lateral, fechado por conta das reformas. Será que vão contemplar nas obras a limpeza dos vidros? É implicância minha ou está mesmo precisando?
Impossível resistir . . .
FACHADA EXTERNA DO MERCADÃO, EM OBRAS, FELIZMENTE !
(SERÁ?...MEDO DEFINE . . .)
Dias melhores virão, ou a coisa vai desmanchar rapidamente como as novas calçadas? Lamento tanto !Mas muitíssimo, acreditem, amores e amoras. Quero muito ver minha cidade com as coisas caminhando a passos largos, sem muitas críticas a serem feitas. Enquanto isso, que Deus nos proteja, pois quem é pago para isso, com aumentos salariais bem acima aos dos servidores, não está sabendo proteger!
A palavra não é apenas instrumento; ela é ato, vontade, verdade; tu fazes da palavra algo maior, fazes da palavra consciência; que isso jamais se abata, pois és consciência viva de uma cidade que precisa urgentemente disso!!!Parabéns pelo excelente texto!!!GADMV!!! Te Amo!!!
ResponderExcluirSinto medo de caminhar pelas calçadas, mesmo enganchada como é meu caso, pela dificuldade que tenho! Mesmo assim, vou em frente como se esta calçada fosse minha! Desafio, rs... Adoraria que fossem calçadas dos meus sonhos! rsrs.....Benza a Deus o mercadão, um dos lugares que amo em Jacareí. No mais, sua visão e escrita definindo tudo é ímpar Léo, não fico sem! Bjs....
ResponderExcluirOi Leo!!!
ResponderExcluirÉ nem yudo são rosas sem espinhos….rsrsrsrs……
Bjks
sonia