quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FAÇA DE CONTA QUE EU ERA O SEU BRINQUEDO...


NÃO, NÃO DIGA NÃO...
VEM, ME DÊ A MÃO, QUE A GENTE AGORA JÁ NÃO TINHA MEDO E NO TEMPO DA MALDADE A GENTE NEM ERA NASCIDO!

     DOZE ANOS, TRÊS FASES. NÃO ERAM CHAMADOS DE BLOG, SABIA? CHAMAVAM-SE APENAS SITES PESSOAIS. POUCOS RECURSOS, MÍNIMOS E NATURAIS AOS "COMUNS MORTAIS" SEM HTML, OS NORMAIS DE LETRAS NADA VIRTUAIS. DEPOIS DE VINTE E SETE ANOS DE CASADA E DE TIRAR  APENAS E TÃO SOMENTE O PÓ DO MICRO DO MEU FILHO CAÇULA, DESDE SEMPRE UM CRAQUE NO USO E ABUSO DOS RECURSOS DO WINDOWS 346, RESOLVI COMPRAR MEU PRIMEIRO MICRO. DEPOIS A GENTE VÊ COMO APRENDER A USAR, CERTO?
     CERTO...DESCOBERTO O BOTÃO LIGA-DESLIGA NUNCA MAIS PAREI DE DESCOBRIR OS SEGREDOS DESSA MÁQUINA MARAVILHOSA, DONA DOS MEUS AIS, DESEJOS DE CONSUMO E CERTEZAS DE TRANSIÇÕES INFINITAS ! NO FUNDO EU SABIA QUE EM POUCO TEMPO EU DECIDIRIA QUE MEU CASAMENTO CHEGARA AO FIM E QUE UM MICRO CONECTADO À LENTÍSSIMA INTERNET DE CONEXÃO DISCADA ME GARANTIRIA A COMPANHIA QUE PRECISA ALGUÉM EM PLENA MUDANÇA RADICAL DE ESTILO DE VIDA ! DESDE ENTÃO EU USO O MESMO E-MAIL.
     MINHA INICIAÇÃO VIRTUAL ACONTECIA NO DIA-A-DIA, FREQUENTANDO UMA DAS SALAS DE BATE-PAPO. EU ENTRAVA E FICAVA ALI, SEM ME COMUNICAR, LENDO A TUDO E A TODOS, ANALISANDO QUASE QUE FRIAMENTE ALMAS INTERAGINDO...ERA MEU JEITO DE APRENDER SOBRE A VIRTUALIDADE. MUITO AOS POUCOS FUI ARRISCANDO UM "OI" AQUI, UM BOM DIA ALI...POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ALI FIZ AMIZADES MARAVILHOSAS QUE MANTENHO ATÉ OS DIAS DE HOJE, DOZE ANOS DEPOIS!
     LOGO EU SENTI NECESSIDADE DE "PENSAR POR ESCRITO". AFINAL, AQUELA EXPERIÊNCA (IN) SANA DE COLECIONAR AMIGOS VIRTUAIS GRITAVA EM MIM QUE UMA MULHER TÍMIDA ESTAVA SAINDO DO CASULO E CRIANDO ASAS QUE BATERIAM PRA SEMPRE COM MUITO VIGOR. ASSIM NASCIA COISASDLEO - A 1ª FASE .TEXTOS QUE FALAVAM DESSE AMBIENTE DE SALA DE BATE PAPO, ONDE CONHECI PESSOAS INTERESSANTES, MALUCAS DE PEDRA, QUERIDAS AO EXTREMO, NAMORADOS E UM SEGUNDO MARIDO, COM QUEM ME RELACIONEI POR QUATRO ANOS. NÃO ME LEMBRO BEM QUANDO E COMO RESOLVI ENCERRAR A FASE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NAQUELE SITE, PARA SURPRESA ABORRECIDA DOS AMIGOS, QUE VIVIAM TENTANDO ME CONVENCER DE QUE EU DEVERIA PROFISSIONALIZAR O QUE ELES CHAMAVAM DE TALENTO DE FICÇÃO REALISTA.
     CERTAMENTE ESSA FOI A EXPLICAÇÃO; CANSEI ! MAS SALVEI UMA PARTE RELEVANTE DOS ESCRITOS ANTES DE DELETAR O SITE, TIRANDO-O DO AR LITERALMENTE. DE VEZ EM QUANDO ALGUM DESSES VELHOS TEXTOS ENTRA NA MALHA DESSA NOVA E ATUAL REDE: BLOGGER. ALGUNS ANOS DEPOIS OS BLOGS COMEÇAVAM A VIRAR FEBRE VIRTUAL E EU RESOLVI VOLTAR A ESCREVER PARA O LEITOR DESCONHECIDO, DESTA VEZ NO PROVEDOR UOL.
     COISASDLEO DE NOVO GANHANDO CORES E CARA NOVAS. MAIS ALGUNS ANOS DE PRODUÇÃO, JÁ NUMA FASE DE MUITA CRÍTICA ÀS COISAS QUE ME IRRITAVAM NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. AÍ CHEGARAM TEMPOS DE INCOMPATIBILIDADE ENTRE A NOVA FASE PROFISSIONAL E OS TEXTOS DE LUTA CONTRA UM SISTEMA QUE MUITO ME INCOMODAVA.
      NOVO SILÊNCIO, NOVA SAUDADE PROVOCADA PELO VAZIO MENTAL DE UM CÉREBRO CALADO. NOVO COISASDLEO EM OUTRO AMBIENTE; BLOGSPOT...BLOGGER...EU ME REAPAIXONEI TUDO DE NOVO, POR MUITOS MOTIVOS, MAS PRINCIPALMENTE PORQUE LÁ ETAVA EU FAZENDO NOVAS AMIGAS NOS GRUPOS DE BLOGUEIRAS, REUNIDAS POR AFINIDADES TEMÁTICAS.
     APRENDI TAMBÉM QUE BLOGUEIRAS SÃO PARTE DE UMA NOVA ESPÉCIE DE SERES HUMANOS, MUITO PREOCUPADA COM O ENTORNO, ENGAJADA COM CAUSAS VARIADAS, QUASE SEMPRE DIVERTIDA E EXTROVERTIDA NOS GRUPOS FECHADOS E NAS BLOGAGENS COLETIVAS. SOU SANGUE CORRENDO NESSA VEIA QUE ALIMENTA O MACRO CHAMADO MUNDO GLOBALIZADO. SOU MICRO PARTE DESSE TODO ENCANTADO E VIVO OS MELHORES DIAS DE MINHA VIDA.   
     FALTANDO DOIS MESES PARA EU COMPLETAR SESSENTA ANOS, VIVENDO MEU QUARTO RELACIONAMENTO ESTÁVEL (O TERCEIRO NASCIDO DE COINCIDÈNCIAS FELIZES E VIRTUAIS) E EM DELICIOSA CONTAGEM REGRESSIVA PARA MINHA APOSENTADORIA. RECONHEÇO QUE VENCI A VIDA, MUITO MAIS QUE NA VIDA...       
    DALI PARA SER CONHECIDA PELOS TEXTOS QUE ESCREVO TANTO QUANTO PELOS POSTS DE ESMALTOLOGIA, FOI UM CAMINHO MUITO MAIS FRUTO DO APRENDER A GOSTAR DE COISAS ANTES DESIMPORTANTES QUE APRENDER COISAS NOVAS. VIVER COM OUTROS PARÂMETROS É UM DESAFIO QUE GOSTO DE  ENCARAR. SER UM GRÃO DE AREIA NUM UNIVERSO TÃO CHEIO DE CRISTAIS PRECIOSOS É UMA NOVIDADE QUE ME PERMITE O MAIS LINDO DOS EXERCÍCIOS; O DA HUMILDADE...POIS É, MUITO PRAZER, EU SOU BLOGUEIRA ! EU SOU  COISASDLEO.
BORBOLETA EM PLENO VOO DE RECONHECIMENTO, ORA POUSANDO FELIZ EM MAIS UM MOSAICO DE PESSOAS PRATICANTES DE FELICIDADE CONSCIENTE. AQUI TEM DE TUDO, INCLUSIVE COISASDLEO.

10 comentários:

  1. Querida seu texto é fantástico e fico muito lisonjeada por estar participando do mosaico. Porém vou fazer um parenteses em meu comentário (ficaria mais interessante se seu texto tivesse parágrafos.
    Pois dessa maneira fica muito confuso entender e sintetizar o que tú quiseste expressar). Com certeza sua história rende um belo livro. E tenho certeza que neste post não tem nem meio capítulo. Grande BjO!

    ResponderExcluir
  2. Amiga vou ter que falar.....tá dificil postar comentário aqui...o selinho das blogueiras unidas está bem em cima do botão de publicar...por duas vezes fui parar no blog delas....mas como gosto muito de vc...estou aqui me esforçando para vc receber esse comentário e mudar esse troço...bjus

    ResponderExcluir
  3. Que lindooooooo!!!
    Agradeço aos céus o dia que me tornei blogueira, pois pude conhecer e desfrutar desses textos lindos como os seus, no qual sempre aprendo.
    Conhecer voce tb foi uma das coisas boas de ser blogueira, sempre solícita e receptiva comigo.
    Você me inspira muito com as postagens no seu cantinho. Você é muito especial pra mim, sabe disso né.
    Beijo Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  4. Léo, que bom conhecer você através do mosaico da Vera.Você é mulher guerreira que quero no meu time. Parabéns pela vida!

    ResponderExcluir
  5. Léo, adorei seu grito de liberdade! Muitas não tem coragem de fazer o que você fez. Adoro fuçar e descobrir as coisas, sou curiosa, pergunto quando não sei e foi assim que aprendi muita coisa na vida. Seu cantinho é uma graça, adoro vir aqui te visitar. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Te conheci através da bc da Fernanda Reali e só te admiro desde então, parabéns pelo blog e por ser essa mulher maravilhosa e inspiradora! bjs!!!
    cantinhodasli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Leo, seu texto..., isto é, sua história é linda!
    Eu também sou da época em que a tela do computador era verde. Eu comecei a operar um computador quando ainda não existia internet aqui no Brasil, a capacidade do micro era 286. Era o ano de 1989, trabalhava em gráfica como diagramadora.
    Ainda bem que sobrevivemos e estamos aqui participando dessa nova era, a dos computadores pessoais com internet e mais, com blogs.
    Prazer em conhecê-la. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Léo,
    amei o grito de liberdade.
    ótimo post!
    Um ótimo final de semana para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. "NOVO SILÊNCIO, NOVA SAUDADE PROVOCADA PELO VAZIO MENTAL DE UM CÉREBRO CALADO."

    Bonitinha,

    Não vou dizer mais nada, pois tudo o que desejava falar para você, juro, está resumido na frase acima, escrita por você mesma!
    Não resisti a sua simpatia e já faço parte do seu espaço, por sinal, uma graça!

    Ótimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !