domingo, 24 de janeiro de 2016

MARANHEI - A VIAGEM - PARTE 6: FACHADAS EM TONS DE AZUIS


"Quero ler nas ruas fontes, cantarias torres e mirantes igrejas, sobrados nas lentas ladeiras que sobem angústias sonhos do futuro glórias do passado"

(Excerto da música "Louvação a São Luís", composta por Bandeira Tribuzi).


 E continuamos a Maranhar, nossa odisseia passando agora ao urbano, mais precisamente ao Centro Histórico de São Luís, onde em meio a surpresas, reminiscências , alegrias e tristezas, nesse caminho de redescoberta palmilhado sem pressa, o passado pede socorro e o futuro é encarado com a esperança dos que não desejam que esse patrimônio tão homogêneo - considerado o maior de arquitetura portuguesa na América Latina - e tão especial pelo fato de possuir em grande quantidade essa arte tão portuguesa - a azulejaria - se acabe e fique apenas na lembrança das gerações que o viveram e caminharam por ele; eu como representante de uma dessas gerações, faço aqui o meu apelo, para que esses tons de azuis que em tantas cores se desdobram sejam mais que simples nuance; que eles sejam a bandeira viva de uma cultura sem par; Maranhemos, pois, nos versos do poeta Bandeira Tribuzi, e que pelas ladeiras subam alegrias, que dos sobrados e sacadas desaguem sorrisos e que dos mirantes nasçam novos amores...






NOS TONS DE AZUIS O TESOURO MAIS BELO DA CIDADE, DE LONGA ORIGEM PORTUGUESA, UM DOS ACERVOS MAIS COMPLETOS DO BRASIL. AINDA ASSIM, EM PERIGO, SE NÃO FOR PROPRIAMENTE CONSERVADO, FALAREMOS MAIS SOBRE ISSO EM OUTRA PARTE DA SÉRIE.





UM OLHAR PARA O FUTURO, SEM DESCUIDAR DO PASSADO. DA VELHA FÁBRICA TÊXTIL SANTA AMÉLIA, O FUTURO CAMPUS DO CURSO DE TURISMO E HOTELARIA DA UFMA.









NO MEIO DO BURBURINHO DO COMÉRCIO, PRÉDIOS HISTÓRICOS, COMO O DO ANTIGO CINE EDEN, GRANDE PONTO DE ENCONTRO DA CIDADE, SE DESTACA.



O PALÁCIO DE JUSTIÇA AINDA  ERGUE-SE IMPONENTE NA PRAÇA ONDE A CIDADE NASCEU.






OS SOBRADOS E SEUS AZULEJOS GUARDAM HISTÓRIAS DE PODER, OPULÊNCIA E ROMANCES.

A HISTÓRIA AGONIZA . . .








MEUS OLHOS MAREJARAM  AO VER O CASARÃO  ONDE VEIO AO MUNDO MEU MARIDO, ESSE MARANHENSE ADORÁVEL. SENTEI-ME À CALÇADA POR LONGO TEMPO, TENTANDO IMAGINAR OS ANOS VOLTANDO COMO NUM FILME, EM IMAGENS DIFUSAS E ENCANTADORAS.


NA MINHA OPINIÃO, UMA DAS MELHORES FOTOS DAS MAIS DE MIL DESTA VIAGEM! NOS FRAGMENTOS DA HISTÓRIA, OS JARDINS SUSPENSOS SÃO INUSITADA POESIA . . .




P.S.: CLARO QUE A EXPECTATIVA DE TOCAR NOS AZULEJOS DAS FAMOSAS FACHADAS ERA GRANDE, MAS NADA COMPARA-SE A ENTRAR EM PÁGINAS DA HISTÓRIA DO MEU PAÍS EM CORES AZUIS, TÃO PORTUGUESAS QUANTO BRASILEIRAS. INESQUECÍVEL !
 NA PRÓXIMA PARTE VAMOS BRINCAR COM SUA IMAGINAÇÃO COM CORES, ODORES E SABORES INCRÍVEIS...NOS LEMOS, ATÉ A VOLTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A D O R O O O...OBRIGADA !