Comprei este meu apartamento há oito anos e meio e, apesar de vir até então diminuindo o tamanho dos meus ninhos a cada mudança de página de vida, esta conquista foi muito comemorada por mim. A sacada é, sem dúvida nenhuma, meu ponto de equilíbrio e minha conexão com a paixão pelas plantas. Morei treze anos numa chácara (depois de muitas marolas acabei trocando-a por este apartamento) e depois morei três anos numa casinha alugada, com ótimo quintal. Enfim achei o apartamento! Eu fiz da pequena sacada um oásis, por assim dizer...muitas plantas em pouco espaço.
Quando completaram-se cinco anos de ninho comprei uma mudinha de romã, plantei num vaso grande e levei para a sacada, que dois anos antes recebeu "Dirce", a tão sonhada namoradeira que trouxe de Tiradentes, numa viagem também tão sonhada. E assim minha pequena sacada foi-se tornando meu lugar de sonhar...para onde levei, inclusive, meus pontos de devoção religiosa através da umbanda.
Há a rede que fica enrolada como uma bolinha pendurada no gancho, coisa que aprendi com uma faxineira nordestina. Adoro ler deitada nela. Três anos passaram-se e, como era de se esperar, o meu pé de romã foi crescendo no compasso tranquilo de árvore de vaso...bem devagar! Floriu pela primeira vez em outubro de 2010, bem no dia de meu aniversário! Este ano fiz 59 anos e de novo outra florzinha com vontade de virar fruto apareceu. E virou.
Como a pequenina romã ficava pendurada para fora da sacada, hoje fiz mudanças de vários vasos de lugar , de forma que da sala curto a "paisagem romanesca", além de, quando ela cair, será para dentro, sem riscos de perdê-la...
Aprendi a dar asas à imaginação nestes oito anos, acreditando que jamais a medida do espaço é o que conta para tornar sonhos realidade...Aprendi muito do desapego com minha Sagrada Umbanda e isso me torna mais capaz de ser feliz. Quer aprender muito disso também? Aqui vai uma dica religiosa do lugar onde posso estudar bastante e evoluir com os conhecimentos ali adquiridos. Salve a Umbanda e todos os Orixás!