RESOLVI FAZER O PAP POR ACHAR QUE PODE SER ÚTIL, UMA VEZ QUE ESTA MANEIRA DE £ÈO É COSTUMIZADA: UMA CAMADA DE REQUEIJÃO, OUTRA DE CARNE SECA REFOGADA, OUTRA DE FAROFA DE MILHO APIMENTADA E PRESENTEADA COM AMEIXAS PRETAS E, POR ÚLTIMO, COBERTURA DE MAIS REQUEIJÃO...PERFEITA, COM SOTAQUE BAIANO!
NÃO ACHEI NECESSÁRIO FOTOGRAFAR A MORANGA ABERTA E "CAVADA" POR ACHAR QUE TODO MUNDO JÁ FEZ OU VIU FAZER ISSO ALGUMA VEZ, MAS PRECISA CONSTAR NO PAP:
- ESCOLHA A MORANGA PELA COR; PRECISA ESTAR BEM ESCURA, NUM CLARO SINAL DE PONTO MADURO IDEAL.
- DEPOIS DE BEM LAVADA E ENXUTA SERRE A TAMPA, DE FORMA QUE, QUANDO ASSADA, MURCHANDO UM POUCO NÃO CAIA PARA DENTRO DO QUE TORNAR-SE-Á UMA "PANELA" FEITA DE MORANGA.
- CAVE BEM A PARTE DE FIOS E SEMENTES E CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUMA PARTE INDESEJÁVEL AINDA INSISTE EM FICAR POR ALI. EU USO COLHER, ACHO PERFEITA COMO FERRAMENTA PARA ESSA ETAPA.
- COLOQUE-A NO MICROONDAS TAMPADA PELA PRÓPRIA ABA SERRADA, COM UM CÁLICE DE ÁGUA DENTRO E UM COPINHO DE ÁGUA POR CIMA DELA, PARA QUE O FORNO NÃO CLAME POR UMIDADE. DEIXE NA POTÊNCIA ALTA POR CERCA DE 20 MINUTOS A TRINTA, PARA AS MAIORES. RETIRE DO MICROONDAS.
- ENXUGUE POR DENTRO COM PANO DE PRATO LIMPO E FORRE COM REQUEIJÃO.
- A CARNE SECA, POUSADA DE VÉSPERA EM ÁGUA LIMPA, DEPOIS DE TER SIDO TROCADA DUAS VEZES , DEVERÁ SER ESCORRIDA E COLOCADA PARA COZINHAR EM OUTRA ÁGUA, COM UMA VASSOURINHA DE ORÉGANO FRESCO E MANGERICÃO. PREFIRO PANELA SIMPLES, PARA IR ADICIONANDO ÁGUA FERVENDO CONFORME A NECESSIDADE. ISSO DEMORA CERCA DE 90 MINUTOS.
- QUANDO SECAR A ÁGUA, ACRESCENTE ÓLEO E FRITE LEVEMENTE. ADICIONE CEBOLA DESIDRATADA, ALHO FRITO, MEIA LATA DE CERVEJA. ISSO EVAPORA RAPIDAMENTE.
- DESPEJE SOBRE A CAMADA DE REQUEIJÃOCOM QUE FORROU A PANELA-MORANGA.
- SOBRE A CAMADA DE CARNE SECA COLOQUE FAROFA DE MILHO FEITA COM CARINHO: AMEIXA PRETA, UVA PASSA ESCURA, PIMENTA DEDO DE MOÇA PARA ATIVAR O PALADAR, UM POUCO DE AZEITE DE DENDÊ.
- CUBRA COM A ÚLTIMA CAMADA: REQUEIJÃO.
- TAMPE COM A PARTE SERRADA DA MORANGA E LEVE AO FORNO MÉDIO, UNTADA DE AZEITE E ASSENTADA NUM COLCHÃO DE PAPEL ALUMÍNIO BEM FOFO, PARA QUE ELE ACERTE O PRUMO DA MORANGA, DEIXANDO-A BEM PARALELA AO PIREX REDONDO COMO ELA, EM QUE SERÁ SERVIDA.
- ASSE POR CERCA DE 60 MINUTOS. FICA LINDA, PERFUMA A CASA TODA E REINA SOBRE A MESA, POR SUA COR, SUA BRASILIDADE. FICA QUENTE POR MUITO TEMPO, POR ISSO PODE FAZER ANTES DOS CONVIDADOS CHEGAREM. TERÁ TEMPO PARA FAZER-SE LINDA E CHEIROSA SEM ANSIEDADE ALGUMA.
- BOM APETITE!
ELA, JÁ QUASE SEM RECHEIO, DEPOIS DE TER ALEGRADO O PALADAR DE NOSSO GRUPO...QUE BOM QUE TODOS GOSTARAM...FICO FELIZ POR ISSO...
Oi Léo, adorei seu cantinho, estarei sempre por aqui...sou doida pra provar essa carne seca na moranga, tô planejando preciso tomar coragem e fazer...amo culinária ...obrigada por compartilhar...bjoca.
ResponderExcluirOi amiga blogueira!
ResponderExcluirVim retribuir a visita e já estou te seguindo.
Parabéns, pelo blog e por tuas postagens! Amei a receita, os presentes feitos com tanto carinho, as cores dos esmaltes e principalmente a maneira com que você se expressa.
Espero que nossa parceria te traga muitas seguidoras!
Aguardo tua visita, mais tarde, para buscar teu número de identificação em nossa parceria.
http://listadedivulgacaoblogueirasunidas.blogspot.com
Tenha uma semana abençoada!
Beijocas!
Siglea Mallet, administradora da parceria BLOGUEIRAS UNIDAS.