quarta-feira, 4 de julho de 2012

ÚLTIMAS FÉRIAS



ACABEI DE PENSAR  SOBRE UMA COISA INÉDITA NA MINHA VIDA: SEXTA-FEIRA COMEÇA MEU RECESSO DE INVERNO E ISSO CERTAMENTE SERÃO MINHAS ÚLTIMAS FÉRIAS DE EDUCADORA...TRINTA ANOS DE TRABALHO DO QUAL ME ORGULHO MUITO...JANEIRO DEVO TRABALHAR NORMALMENTE, JÁ QUE DOIS MESES DEPOIS DELE ME APOSENTO. FALAR DE MINHA VIDA PROFISSIONAL É FALAR DE UMA SAGA QUE COMEÇOU JÁ AOS 28 ANOS...ANTES DISSO, QUANDO SOLTEIRA MEU PAI NÃO ME DEIXAVA TRABALHAR, COISA NATURAL NAQUELA ÉPOCA, EM QUE  MULHER ESTUDAVA E ESPERAVA CASAMENTO, NA MAIORIA DOS CASOS. ACHO QUE FUI CONIVENTE COM OS CUIDADOS DO MEU PAI...FIZ ESCOLA NORMAL, UM ANO DE SERVIÇO SOCIAL, TRÊS ANOS DE ARQUITETURA E, PASMEM, PAREI COM TUDO PARA CASAR...AÍ ERA MEU PRIMEIRO MARIDO QUE NÃO QUERIA QUE EU TRABALHASSE...E FIZEMOS UM ACORDO: QUANDO OS DOIS MENINOS ESTIVESSEM NA ESCOLINHA, EU "PODERIA" TRABALHAR MEIO PERÍODO, DESDE QUE COINCIDISSE COM O HORÁRIO ESCOLAR DOS FILHOS. QUANDO ESSE TEMPO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOS MENINOS CHEGOU, FUI FAZER UM EXAME EM SAMPA, PARA TENTAR UMA VAGA DE MONITORA NA FEBEM DE JACAREÍ...PURA VERDADE, ACREDITEM...COMO PASSEI EM TODAS AS PROVAS E FUI A PRIMEIRA CANDIDATA A SER CHAMADA PARA O CONTRATO, LÁ FUI EU DE VOLTA A SAMPA, ARMADA DE DOCUMENTOS ATÉ OS DENTES. QUANTA EMOÇÃO...FINALMENTE, AOS 28 ANOS EU TERIA MEU PRIMEIRO TRABALHO!...CHEGANDO LÁ, PARA MINHA SURPRESA, ERA UMA FUNÇÃO COM  JORNADA DE OITO HORAS DIÁRIAS...O QUE FAZER? FAÇO, NÃO FAÇO...FAÇO, NÃO FAÇO...FIZ !
 CHEGUEI DE VOLTA A JACAREÍ COM A NOTÍCIA DE QUE A JORNADA NÃO ESTAVA NOS PLANOS DO CASAL (MARIDO). A CASA CAIU...RS...E LÁ SE FORAM TRÊS MESES DE GUERRA DO SILÊNCIO...BEM NO ESTILO "FICAR DE MAU/MAL"...EU FALAVA SOZINHA EM CASA...COM AS PAREDES...MAS TRABALHEI SEM SEQUER PENSAR EM DESISTIR...ATÉ QUE ELE SE ACOSTUMOU COM A NOVA ROTINA...EU FUI ME TORNANDO UMA PESSOA MELHOR, MAS AMADURECIDA E AMEI ESSE TRABALHO QUE FEZ PARTE DA MINHA VIDA POR SETE ANOS...SAÍ DE LÁ PARA ASSUMIR DE VEZ UMA CONFECÇÃO QUE O MARIDO MONTOU PARA MIM, COISA QUE DUROU CERCA DE TRÊS ANOS ...E PERCURSO DE DIVERSIDADE NÃO ME FALTOU...GERENTE DE LIVRARIA EM SHOPPING, ESTAGIÁRIA EM ESCOLA PÚBLICA NOS TEMPOS DA FACULDADE DE PEDAGOGIA (A ÚNICA QUE LEVEI A CABO), SECRETÁRIA DE ESCOLA PARTICULAR E DE LÁ MESMO PROFESSORA...REDE ESTADUAL E, POR FIM, A REDE MUNICIPAL QUE HOJE ME ACOLHE E DE ONDE ME DESPEÇO DAQUI A  ALGUNS MESES.
SEMPRE BRINCO COMIGO MESMA QUE ESSA FOI UMA ENCARNAÇÃO PARA MUITAS EXPIAÇÕES...A POBREZA HAVIA DE SER MINHA REALIDADE E, PARA GARANTIR ISSO, TORNEI-ME PROFESSORA BRASILEIRA!
 AOS SESSENTA ANOS E EM FINAL DE CARREIRA O QUE MAIS TENHO FEITO É BUSCAR NESSA HISTÓRIA MEUS PONTOS FORTES E FRACOS PARA FAZER DE TANTA EXPERIÊNCIA MOTIVO DE  FELICIDADE...E DEPOIS DE CADA REFLEXÃO AGRADEÇO A DEUS POR EU TER NASCIDO NO LAR, FAMÍLIA, AMBIENTE E CIRCUNSTÂNCIA A MIM DESTINADOS, PARA QUE TUDO ISSO SE CUMPRISSE. DAQUI PRA FRENTE VOU ME INSPIRAR NA IMAGEM DE ABERTURA DE HOJE...QUE PODE SER DE CABECEIRA MINHA E MERECER MEU ÚLTIMO OLHAR DE LEITORA DE CADA DIA...UMA RECEITA MEGA SIMPLES DE FELICIDADE...UM ABRAÇO FRATERNO EM TODOS QUE ME LEEM...

Um comentário:

  1. Léo querida,
    Seu breve relato da sua grande trajetoria profissional é muito bacana. Fazer o que se gosta, mesmo as vezes nao sendo bem remunerado, é muito prazeiroso.
    Parabens por completar sua missão tão linda como educadora!!!
    Não tenho duvidas de que voce foi e sempre será um grande exemplo de profissional.

    Um beijão

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !