domingo, 20 de janeiro de 2013

SANTOS EM 50 TONS NO MAR E 50 NAVIOS NO PORTO





    COMO A MAIORIA SABE, MOREI EM SANTOS POR SEIS ANOS NA ADOLESCÊNCIA E VOLTAR LÁ É SEMPRE UMA EMOÇÃO À PARTE MUITO FORTE...ONTEM ME RENDI MAIS UMA VEZ AOS ENCANTOS DOS 50 TONS DE CINZA DO MAR SANTISTA E, PRINCIPALMENTE À IMPONÊNCIA DO GIGANTESCO PORTO ...

    ESTIVEMOS PARTNER E EU NA PRAIA DESDE AS DEZ HORAS DA MANHÃ, NUM DIA MUITO NUBLADO MAS SEM UM PINGO DE CHUVA, OU SEJA, PERFEITO PARA QUEM QUER CURTIR A PRAIA EM PAZ. FICAMOS ENTRE OS CANAIS 5 E 6, BEM EM FRENTE AO RESTAURANTE SANTA FELICIDADE, ONDE SERIA O I ENCONTRO DE BLOGUEIRAS NA BAIXADA SANTISTA, A PARTIR DAS QUINZE HORAS. 













    AÍ COMEÇOU O DESLUMBRANTE DESFILE DE "PATCHWORK NO MAR", COMO NUMA HOMENAGEM AOS TRABALHOS LINDOS DAS BLOGUEIRAS QUE ENCONTRAR-SE-IAM ALI EM FRENTE ALGUMAS HORAS DEPOIS ! OS NAVIOS CARGUEIROS, TÃO IMENSOS QUANTO BUCÓLICOS PASSAVAM SEGUIDAMENTE COM SEUS CONTAINERS COLORIDOS E DESAFIADORES DA INDÚSTRIA NAVAL, DANDO IMPRESSÃO DE QUE FARIAM O NAVIO AFUNDAR A QUALQUER MOMENTO DE TÃO GRANDES E PESADOS !!!









    HAVIA ME ESQUECIDO DISSO . . . ESSE DESFILE IMPRESSIONANTE NO MAIOR PORTO MARÍTIMO DO PAÍS É ROTINA DE SANTISTA. A MAIORIA DAS COISAS QUE MANDAMOS PARA FORA OU RECEBEMOS DE FORA ENTRA E SAI EXATAMENTE PELO CANAL-PASSARELA DESSES NAVIOS DE CARGA. ME DEU MUITA VONTADE DE SAIR DA PRAIA E IR RUMO AO PORTO, MAS EU NÃO QUERIA CORRER O RISCO DE ME ATRASAR PARA O ENCONTRO, QUE ALIÁS, FOI UMA DAS GRANDES ALEGRIAS DESSE COMEÇO DE ANO 2013 QUE, TENHO CERTEZA, SERÁ MEU ANO DIVISOR DE ÁGUAS BOAS PARA AS MELHORES AINDA !










    QUANDO, AO FINAL DA GRANDE REUNIÃO DE BLOGUEIRAS FELIZES NOS DESPEDIMOS, PARTNER E EU TOCAMOS EM DIREÇÃO AO PORTO, NOSSO CAMINHO MESMO DE VOLTA AO NINHO ... E  A CADA FOTO FOMOS NOS APAIXONANDO MAIS PELO PORTO E ENTORNO TÃO ENVOLVENTES!






















































































     HORA DE VOLTAR PRA CASA...




    LEMBREI-ME DA PRIMEIRA VEZ EM QUE FOMOS PASSEAR DE CARRO NO CAIS À NOITE, MINHA PRIMA ÂNGELA E EU, AINDA ADOLESCENTES, COM OS SOGROS DELA DE ENTÃO, SR. CARVALHO E DONA AURORA: AS PORTINHAS DOS INFERNINHOS ABERTAS, AS LUZES SOB BRUMAS DE FUMAÇA DE CIGARRO ENVOLVENDO AS MOÇAS MUITO POUCO VESTIDAS DE VERMELHO DANÇANDO SOBRE AS MESAS DOS CABARÉS, CUJAS CALÇADAS ESTAVAM COALHADAS DE MARINHEIROS, SEMPRE MUITO JOVENS. NOSSA, EU FIQUEI IMPRESSIONADÍSSIMA E MORRI DE VONTADE DE ENTRAR EM UM DAQUELES INFERNINHOS E FICAR POR ALI, OLHANDO DE PERTO PARA VER COMO AQUELAS COISAS DOS FILMES ACONTECIAM FORA DAS TELAS !!!

    MAS DE DIA, SEM O ENCANTO QUE A PENUMBRA TRAZ AOS LUGARES QUE TRANSPIRAM EROTISMO, O PORTO DE SANTOS MAIS PARECIA O CENTRO COMERCIAL DO MUNDO E O LUGAR DE ONDE SAIA E ENTRAVA TODA A PRODUÇÃO DO PLANETA ...  EU NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM...E ESTOU EM ESTADO DE ENCANTAMENTO POR TUDO ISSO ATÉ AGORA.

    11 comentários:

    1. Me emociona a maneira como tú fala de Santos e do porto. Minha cidade querida...nasci, vivo e trabalho nesta cidade. Meu sustento e de meu filho provém deste estranho e enigmático maior porto da américa latina. Respiro e vivo os acontecimentos do setor. Não sei se tú sabes mas sou proprietária de uma revista impressa que só trata de assuntos ligados ao porto de Santos, comércio exterior, logística, multimodalidade e offshore - Revista Santos Modal - www.santosmodal.com.br - Mito feliz de ler teu post. Lia Agio já fala em marcar um encontro em Sampa. Já estou coçando para este dia chegar. Depois se informa com ela. Quero te ver novamente. Grande beijo!!!!

      ResponderExcluir
    2. Noossa sua relação com a cidade faz parte da tua raiz familiar mesmo, então o Encontro foi ultra mega valioso em muitos sentidos, bjs

      ResponderExcluir
    3. Adorei a "reportagem", viajei no tempo com você.
      Conheci Santos há muitos e muitos anos ......
      Não tinha tantos prédios, era bem diferente, só a praia é igual.
      Areia dura, ótima para caminhar conversando.
      Meu tio trabalhava na Petrobrás e morava aí em Santos.
      Tenho uns 5 primos por aí, que nos perdemos no tempo, quando meu tio faleceu.
      Que bom que você curtiu muito seu passeio.
      O Encontro foi lindo, né? Imagino a delícia de encontrar e conversar ao vivo e a cores com essas queridas.
      Você está muito bonita e elegante rsrs
      Adorei todo seu post.
      Boa semana querida.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    4. LEO FIZ MEU BLOG NO DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2012, DEPOIS DESCOBRI O ENCANTO DOS BLOGUEIROS. cADA UM COM SUA HISTORIA E SEU ESTILO DE VIDA, E PASSANDO PARA NOS TODA ESSA EXPERIENCIA. GOSTEI DE LER SEU BLOG...
      GRANDE ABRACO
      LEILA

      ResponderExcluir
    5. Leo, que delícia de post!! Viajei ctgo pelas ruas de Santos.
      Muito bom saber que vc aproveitou bem mesmo o dia do encontrinho, curtindo uma praia tb... hehe! Muuuito bom!!!
      Amei suas fotos... todas!!
      E parabéns ao partner por participar deste momento com vc! Não é qqr um que acompanharia, viu... o meu, por exemplo... kkkkkkkk!
      Bjns
      :)

      ResponderExcluir
    6. Leo, eu ameeeeeeeeeeeeeei te conhecer !!

      Amei demais !!
      Adorei as fotos e sua cobertura do porto !!

      Ó, já estou procurando lugares legais para nosso encontro viu e claro pertinho do metrô !!! rsrs

      bjus 1000
      Giovanna te mandou um beijão também !!!

      ResponderExcluir
    7. Ah, suas unhas são um deslumbre!!!

      ResponderExcluir
    8. Oi Leo,
      Adorei te conhecer! Vc é um encanto de pessoa e tem a cara da vitória! Adorei seu post com tantas fotos lindas do porto. Fiqueo fascinada pelo seu jeitinho de se expressar! Nossa, amei tudo!
      Bjão,
      Marlene

      ResponderExcluir
    9. Que fotos emocionantes! eu e minha família amamos a baixada santista! vamos sempre, geralmente ficamos na praia grande, mas sempre passeamos por Santos, amamos o clima, as pessoas, parece que estamos em estado de graça quando chegamos, é tudo muito acolhedor, amei as fotos do encontro, muito legal ver todas juntinhas, só amor... bjs!!!

      ResponderExcluir
    10. Muito legal o texto. Pelo Porto de Santos passa algo em torno de 25% de todo o comércio brasileiro, mas ele não é só um porto grande - é um grande porto. No YouTube está minha homenagem a ele, feita há algum tempo: http://www.youtube.com/watch?v=EIQ82jJ0tLA

      ResponderExcluir
    11. Muito legal o texto - Matar saudade é sempre bom.
      Pelo Porto de Santos passa algo em torno de 25% de todo o comércio brasileiro, mas ele não é só um porto grande - é um grande porto.
      No YouTube está minha homenagem a ele, feita há algum tempo:
      http://www.youtube.com/watch?v=EIQ82jJ0tLA

      ResponderExcluir

    A D O R O O O...OBRIGADA !