segunda-feira, 21 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 21


EM LITERATURA, A PALAVRA "CLÁSSICO" TEM ORIGEM NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA, PERÍODO QUE CORRESPONDE AO ESTILO ARTÍSTICO E CULTURAL DA GRÉCIA ANTIGA COMPREENDIDO ENTRE OS SÉCULOS VI E IV AC. ROMA PEGOU CARONA NESSA BARCA E O PERÍODO COM O TEMPO PASSOU A SER CONHECIDO POR ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA.
COISASDLEO LEU SUPERFICIALMENTE E, NUMA REVISÃO NECESSÁRIA PARA A PESQUISA DE POESIA CLÁSSICA, ACABOU OPTANDO  POR SUGERIR AO LEITOR QUE ENTREGUE-SE AOS ENCANTOS DOS POEMAS CLÁSSICOS E, SE ACHAR QUE DEVE, PODE BUSCAR SUA REVISÃO HISTÓRICA QUE, PELO MENOS PARA MIM, FOI GENEROSAMENTE REVIGORANTE AO SER FEITA MESMO QUE MODESTAMENTE..


UMA DAS VERTENTES DA POESIA CLÁSSICA BRASILEIRA É A PARNASIANISTA, CUJAS LINGUAGEM REBUSCADA E PERFEIÇÃO DA FORMA FAZEM PARTE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. OLAVO BILAC FOI UMA DAS BANDEIRAS QUE MAIS TREMULARAM NO MUNDO DA POESIA CLÁSSICA BRASILEIRA E, PARA REPRESENTÁ-LO ESCOLHI O POEMA QUE MAIS FALA COMIGO, COM MINHA PAIXÃO PELO DISCURSO FORMAL. O MEU, NADA PARNASIANISTA. PELO CONTRÁRIO: NOSSA AMADA LÍNGUA PORTUGUESA É TÃO MAIS EFICIENTE QUANTO MAIS OBJETIVA E CLARA, BASTANDO PARA SUA PERFEITA COMUNICAÇÃO, O USO CORRETO.

ARQUIVO GOOGLE



Língua Portuguesa
Olavo Bilac



Última flor do Lácio, inculta e bela,

És, a um tempo, esplendor e sepultura:

Ouro nativo, que na ganga impura

A bruta mina entre os cascalhos vela…

Amo-te assim, desconhecida e obscura,

Tuba de alto clangor, lira singela,

Que tens o trom e o silvo da procela

E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma

De virgens selvas e de oceano largo!

Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"

E em que Camões chorou, no exílio amargo,

O gênio sem ventura e o amor sem brilho!




 ( AGORA ME FALA: COM UMA LÍNGUA MARAVILHOSA COMO A NOSSA, DÁ PRA ACEITAR O POVO GOSTAR DO "VOU ESTAR FAZENDO" EM SONORO PEDANTISMO INCULTO E AINDA ACHAR ISSO CHIC? A ESSE DESPREPARO LINGUISTA DÁ-SE O NOME DE CACOETE DE DISCURSO, POBRE RECURSO CONHECIDO COMO GERUNDISMO, VÍCIO DA FALA DE QUEM NÃO CONHECE O PRÓPRIO IDIOMA !)



E SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DESTA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO, ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A D O R O O O...OBRIGADA !