quarta-feira, 23 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 23


A SÉRIE "POESIAS DE OUTUBRO" TROUXE FERNANDO PESSOA NO DIA 03 E VOCÊ PODE REVER O POST AQUI. HOJE COISASDLEO TRAZ DO POETA O POEMA "ANIVERSÁRIO", PARA ENFEITAR MEU DIA COM A ACIDEZ E SARCASMO MUITO ENGRAÇADOS COM QUE ELE ENCAROU UM ANIVERSÁRIO QUALQUER QUE, ESPERO, NÃO TENHA SIDO EM MINHA HOMENAGEM "PRÉSTUMA"

Aniversário  

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Sim, o que fui de suposto a mim mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui…
A que distância!…
(Nem o acho…)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes…
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas
lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim mesmo como um fósforo frio…

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos…
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim…
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

(FERNANDO PESSOA)


61



E SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DESTA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO, ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A D O R O O O...OBRIGADA !