quinta-feira, 31 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 31 (ENCERRAMENTO DA SÉRIE)




LEONOR MARIA

NASCIDA EM SAMPA SÓ PORQUE O OBSTETRA ERA DE LÁ.
DOS SESSENTA E UM ANOS DA MINHA VIDA APENAS SEIS VIVI NO LITORAL (SANTOS / SP) E O RESTO DO TEMPO VIVI E VIVO SONHANDO EM VOLTAR A SER CAIÇARA ( UM DIA CHEGO LÁ). FIZ O QUE À ÉPOCA CHAMAVA-SE ESCOLA NORMAL E, DEPOIS DISSO UM ANO DE SERVIÇO SOCIAL, TRÊS DE ARQUITETURA (QUE ABANDONEI PARA CASAR) E, AOS QUARENTA ANOS COMECEI PEDAGOGIA, DESTA VEZ LEVANDO O CURSO A CABO. TRÊS ESPECIALIZAÇÕES EM EDUCAÇÃO FIZERAM DE MIM EDUCADORA CRÍTICA, SÉRIA, FORMAL E ABSOLUTAMENTE CONTRA O CONSTRUTIVISMO COMO ESTRATÉGIA PURA PARA EDUCAR QUEM NÃO TEVE INICIAÇÃO FAMILIAR NO MUNDO ESCRITO, OU SEJA, SEM LETRAMENTO PRÉ-ESCOLAR. O TEMPO PROVOU QUE EU TINHA RAZÃO E, AOS POUCOS, A REDE MUNICIPAL DA MINHA CIDADE FOI DEIXANDO DE LADO O TAMPÃO QUE IMPEDIA O EXERCÍCIO DA LÓGICA NOS DONOS DO PODER DE DECISÃO. HOJE SÃO MENOS RADICAIS E MAIS FLEXÍVEIS QUANTO AO ÓBVIO: A DIVERSIDADE DISCENTE EXIGE DIVERSIDADE ESTRATÉGICA !!! SIMPLES, NÃO? AGORA, CERTO? QUE AÇÕES DE "LUTA" FORAM DIMINUINDO OS DEZ ANOS DE ATRASO EM RELAÇÃO AOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. FUI PROFESSORA DESSA REDE DEPOIS DE TANTAS OUTRAS EXPERIÊNCIAS PRECIOSAS PARA MEU MÚLTIPLO OLHAR DAS COISAS. GESTORA NA MESMA REDE POR ALGUM TEMPO, MAIS AINDA TIVE OPORTUNIDADE DE EXERCITAR O OLHAR  MACRO QUE TRANSCENDE O PEQUENO MAS MÁGICO MUNDO DE UMA SALA DE AULA. HOJE SOU APOSENTADA PROFISSIONALMENTE, MAS BLOGUEIRA ATIVA NA BUSCA DE CUTUCAR OPORTUNIDADES DE REFLEXÃO NOS MEUS LEITORES. ESCREVO COMO QUEM PENSA ALTO. POR ISSO MEU LEITOR DESCOMPLICA SUA LEITURA QUANDO ME LÊ. OU SEJA, ESCREVO PARA VOCÊ. PURA E TÃO SOMENTE ! HOJE QUIS POETIZAR, TAMBÉM PARA VOCÊ, QUE VEIO COMIGO DURANTE O MÊS INTEIRO DA SÉRIE "POESIAS DE OUTUBRO". OBRIGADA POR SUA COMPANHIA. . .

FRUTA DA VIDA

VIDA MANSA?
VIDA CANSA
DESENCANTA E FERE
QUEM PREFERE NÃO VIVER?
QUEM CONSEGUE ENTENDER
PREFERE NÃO DIZER.
SILENCIA QUASE CÚMPLICE
DOS DESDITOS
DOS MALDITOS
DOS MÍSEROS "AIS"
SOBREVIVE E COM ELES
ARREBATA VENDAVAIS.
VIDA ENGANA?
VIDA ENCANTA
TRIPUDIA A VERDADE
FAZ DE CONTA QUE NÃO FERE
GRUDA NO TEMPO
MATA O TEMPO
E COM ELE A SAUDADE
DE SER VIVENTE APENAS
GENTE, NADA MAIS...
E EM VIDA E VERDADE
DOU POR DITO O DESGASTE
DOU POR FINDA A MALDADE
E DESISTO DE NÃO VIVER...
DE NÃO VER
DE APENAS FAZER POR VIVER
DE FINGIR, MAQUIAR A VIDA.
HORA DE RASGAR A FANTASIA
VESTIR A VIDA
DESCONSIDERAR A FERIDA
A MORDIDA CRUEL E INSANA
QUE EMANA DE BOCA QUALQUER
COM SEDE DA PRÓPRIA CURA
ESPALHA LOUCURA
E ESPIRRA EM MIM
... É ASSIM





E SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DESTA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO, ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO !

3 comentários:

  1. Arrasou nesta linda série! Sentiremos muita falta de todos os dias aguardar o encanto da poesia em nossas vidas. Exercício que nos encantou.
    Que mal lhe pergunte: qual a nova série? Não nos deixe orfãs da sua criatividade e alegria, por favor!
    Amanhã é outro primeiro dia de alegria e cabe-nos ser feliz com suas palavras e "bloguices" , por que não?
    Parabéns por esta e que venham mais!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo,
    Linda e muito inspiradora sua série de poesias! Amo a maioria dos poetas que você escolheu, mas tenho uma quedinha especial por alguns, claro. Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Clarice Lispector e a agora uma que eu não sabia que era poeta, Leonor Léo, também me encantou com sua poesia. Parabéns pela série, pela poesia, pela escolha dos poetas e pra você que nos presenteia com tanto carinho!
    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Parabénssssssssssssssssss minha poetisa !

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !