segunda-feira, 10 de março de 2014

SUPERAÇÃO: SUPERA AÇÃO COM EMOÇÃO



DORES, PERDAS.
DORES MAIS PERDAS ENTÃO É SOMA QUASE IMPOSSÍVEL DE CONVIVER ENQUANTO FASE DA VIDA.
MAS HÁ PESSOAS QUE ESTÃO NO COLO DE DEUS E SABEM TIRAR DA VIDA A CARONA QUE ELA LHES OFERECE, NUM MERGULHO DE CORPO E ALMA NA CHANCE DE VIRAR O JOGO. TENHO UMA AMIGA ASSIM: ANA LÚCIA LOPES, TAMBÉM BLOGUEIRA, MAS ESSE É SEU LADO EN STANDBY POR ENQUANTO, POIS QUE FOCADA NUM UNIVERSO NOVO DESCOBERTO, DE ONDE ELA NÃO SE CANSA DE TIRAR OPORTUNIDADES DE EXERCER O DOM RECÉM DESCOBERTO: PATCHWORK, NÃO COMO LAZER, MAS COMO PROFISSÃO EM PRODUÇÃO CRIATIVA, PERFECCIONISTA, CHEIA DE GENIALIDADE! EU ME ORGULHEI TANTO AO VÊ-LA DEIXAR UM CANTINHO OBSCURO DE SEU CORAÇÃO ONDE SE ESCONDIA PARA LAMENTAR AS SAUDADES DO "PAI GÊMEO", RECÉM VIAJANTE PARA OUTROS LADOS DA VIDA ESPIRITUAL. ATRAVESSOU O CORAÇÃO EM RITMO DE DIVA ARTESÃ E FOI BRINCAR DE SER FELIZ DO LADO OPOSTO: FAZENDO ACONTECER A VIDA QUE SONHOU PRA SI!

PERGUNTEI-LHE ALGUMAS COISAS -  CURIOSA QUE FIQUEI COM A METAMORFOSE:


1) Como entrou no mundo da criação e produção de artesanatos têxteis? 
Eu acho que sempre tive um pé no mundo artesanal, desde pequenininha quando ficava ajudando minha avó paterna a fazer os ornamentos do presépio que ela montava todos os anos e tudo feito por ela, desde os bonequinhos, animais...enfim, todo artesanal... era encantador (acho que a genética falou mais alto) 
Mais tarde, com uns 10 anos acredito eu, comecei a pintar vidros jateados, e aprendi a tricotar. Depois veio o ponto cruz, e sempre fuçava em tudo que achava fofo.
Com os artesanatos têxteis foi engraçado, porque eu sequer imaginei um dia que iria me apaixonar por costurar, e justo quando, por conta da minha nova situação, em função da saúde da mamãe, doamos a máquina de costura dela, comecei a querer costurar... acho que aquela máxima ‘só dá valor quando perde’ certamente me caiu como uma luva.


2) Como foram os primeiros passos numa outra máquina de costura e como ela entrou em sua vida? 
Minha mãe sempre costurou e eu nunca dei importância para a máquina. Vez ou outra numa emergência eu costurava alguma peça de roupa, mas não sabia nem colocar a linha. O facebook, o blog e o interagir com pessoas ligadas me fez ter vontade de querer aprender a costurar. Como muitas sabem perdi meu pai em agosto de 2013, mas em novembro eu entrei num processo depressivo e comecei mexer com feltro e algumas costurinhas a mão, e me apaixonei completamente, foi quando minhas fadas madrinhas Celena Souza e Sandra Ciotta, me fizeram uma surpresa, e entre elas e algumas amigas, me deram uma máquina linda (e rosa) de presente. Foi inexplicável minha alegria, parecia literalmente uma criança com um brinquedo novo. A elas, minha gratidão eterna!!!


3) Quais as maiores dificuldades que já encontrou na nova trilha? 
Sinceramente ainda não encontrei dificuldade, mas claro que tem sempre aquele dia em que a linha enrosca, a costura não flui, e o bendito viés, ah o viés....dá vontade de gritar, mas prefiro trocar a palavra por ‘desafio’. E é isso, cada dia é um novo desafio, uma nova técnica que aprendo, mas sempre com a ajuda das amigas, em especial a minha ‘professora virtual’ Sandra Ciotta que acreditou em mim desde o começo e me incentiva horrores, e a querida Paula, mais conhecida como Manfarita Matahari, que me aturam no inbox quando vez ou outra (leia-se ‘sempre’) to com alguma dúvida.

4) Como foi o insight de "achei meu novo caminho" 
Meu maior combustível sem dúvida foi a questão financeira. Hoje, para poder cuidar melhor da mamãe, não tenho condições de trabalhar fora, e aliei a paixão por artesanato com a necessidade e por que não transformar isso num trabalho e ter minha fonte de renda não é?

5) Quais os planos a curto e médio prazos?
A priori tenho feito peças com costuras básicas, como nécessaires que amo, carteiras, lixeirinhas de carro, bolsinhas, capas de caderno, etc. 
Eu costumo dizer que só faço coisinhas que eu compraria, porque adoro fofurices. As técnicas são inúmeras, e quero muito aprender sempre.
A médio prazo quero reabrir minha loja virtual e futuramente quem sabe firmar parceria com lojas de revenda. O céu é o limite, e força de vontade, disposição e incentivo não faltam...então borá lá costurar!!!

EU APOIO TOTALMENTE ESSA FORÇA QUE VIRA REALIZAÇÃO. ACHO QUE ANA LÚCIA É EXEMPLO A SER SEGUIDO. COMO TRANSFORMAR SEU LIMÃO EM LIMONADA? FAZENDO DESTA HISTÓRIA UM REAL PASSO-A-PASSO PARA VIRAR O JOGO A SEU FAVOR. O TRABALHO DELA ESTÁ PRIMOROSO E MEU LEITOR PODE COMPRAR DE UM JEITO FÁCIL: BUSCANDO CONTATO COM ELA PELO SEU FACE BOOK. EIS ALGUMAS DAS PEÇAS QUE JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS. EU COMPREI UM PORTA-TABLETS PARA A BANCADA DO MEU ESCRITÓRIO E AINDA HOJE VOU AO BANCO FAZER MEU DEPÓSITO. DEPOIS ENVIO CÓPIA DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO E PRONTO: O CORREIO SE ENCARREGA DO RESTO !









































NÃO É UM BERÇO DE CAPRICHO E CRIATIVIDADE ESTA DIVARTESÃ ?!?

7 comentários:

  1. Ahhhh que linda!!! essa menina merece reconhecimento, é muito esforçada, inteligente e uma doçura!!! Me senti agora..rsrsrsrsrss. Não faço mais que minha obrigação em ajudar no que posso, muita gente me ajudou também, e o conhecimento serve pra ser passado pra frente..sempre!!! Parabéns pela postagem... amei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainnn minha diva, vc sempre foi minha incentivadora e sempre me cuidou qdo eu caía....obrigada de coração por mais esse carinho.
    Amo-te
    Beijos sua (minha) diva <3

    ResponderExcluir
  3. Que queridasssssssss. Vc por fazer essa bela homenagem e à diva Ana Lúcia que amo de paixão. Toda sorte neste mundo pra que a Nalu tenha sempre inspiração e garra! Grande bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ownnnnnn...... Meu Deus!!! Juro que fiquei emocionada ao ler o post. Ana é um orgulho de amiga. Desde que ela começou a costurar, vejo a perfeição, determinação e muita garra em tudo o que ela faz. Sempre digo pra ela que não ajudo, eu finjo ajudar e ela se supera sempre!!!! Anex, minha querida amiga, tu merece essa entrevista, merece nosso carinho e merece muito mais sucesso ainda. Um beijo enorme pra ti e continue assim: uma guria fofa, meiga, carinhosa e talentosa!!!!

    ResponderExcluir
  5. Conhecia o Blog da Ana Lucia e a conheci pessoalmente no encontro de blogueiras em Sampa.Passei a admirá-la ainda mais ao ver as fofurices que ela faz, o que me animou a voltar-me ao meu amor antigo que é a costura. Linda homenagem. Ela merece. Léo, obrigada por nos fazer felizes ao ver a luta e as conquistas de uma pessoa maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Além do Horizonte sempre existiu um desafio! Eu quero e eu posso! A mão da artista conectada com a alma só precisava de acreditar nela mesma. Hoje a criatividade flui e a imaginação sintetiza o que os olhos coletam. A genética que dedilha uma viola também faz canção criando arte. Só precisa de um descanso de 10 minutos a cada 50 trabalhados para que a LER não atrapalhe. Fico sinceramente feliz em ver que hoje você sabe do que é capaz e tem noção do seu valor! Parabéns, sucesso e muita grana. Toda arte tem seu valor e feita por Ana Lucia Lopes é uma relíquia única para ser guardada até depois de ficar surradinha! JM

    ResponderExcluir
  7. Lindos trabalhos em patchwork!! Eu faço ponto de cruz para vender e tambem às vezes para oferecer. Gostei imenso dos trabalhos em patchwork que compartilhaste aqui no teu blogue,trabalhos muito encantadores. Muitos beijinhos e fica com deus!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !