sábado, 11 de outubro de 2014

SOBRE E SOB . . . SEMPRE !


Ciclo semanal com reflexão sobre pequenas grandes coisas, sob a luz da minha teimosia...sempre !


E não é que apareceram as fotos que eu havia perdido? escaparam para outra pasta e, hoje ainda inconformada com esse "mistério" quase loiro (ou, pelo menos ex-loiro) tornei a bisbilhotar nas pastas vizinhas e . . .BINGO ! Algumas delas postei hoje, só de marra!


Os meninos artistas em pleno andamento concentrado de seus (a)fazeres ! Garantem, com toda certeza, o deslumbramento do cidadão passante por ali, na Rua  Chiquinha Schurig. É o muro lateral do EDUCAMAIS SÃO JOÃO  RECEBENDO  MAQUIAGEM  QUE  ENFEITARÁ  NOSSAS  VIDAS.



 Também entre os perdidos um ainda morninho panetone comprado no WALMART de Jacareí. Não sei se mudou o padeiro ali, mas sei que está muito melhor de saborear, assim fresquinho. Está recomendadíssimo, portanto.



Glória às caprichosices mineiras, "não é assim"? Leide andou mineirando no seu aniversário e trouxe de lá essa pimenta linda e deliciosa, por saber que Thomé e eu não vivemos sem apimentar nosso paladar.




Caprichada também está a creche nova (ou quase isso) que fica dentro do EDUCAMAIS SÃO JOÃO, funcionando há cerca de três meses. Há cinco, quando interromperam a nossa hidroginástica sem o mínimo compromisso com nossa saúde, as obras da creche estavam a todo vapor. Quando voltei, já estava esse mimo. Sei reconhecer mérito onde ele está, com a mesma naturalidade com que vejo e grito nas coisas erradas.






Aqui nesta alameda deliciosa levei um tombo imenso que me afastou da hidroginástica por quase um mês, mas nem por isso ela perdeu o encanto que me despertava e continua despertando. Agora caminho ali com mais cuidado e com um plus relevante no grau mil: entro e saio com meu marido, que faz hidroginástica comigo. Tá bom pra você, santa?




O ninho, no começo domingueiro da semana, a coisa  estava assim...


... com mesinha de apoio que mora atrás da cortina e que sai da toca quando Thomé prefere notebookear na sala ...


Enquanto ele gosta de domingar com uma cervejinha eu fui de caipirinha, não feita em coqueteleira porque o limão amarga . . . mas à moda brasileira mesmo. Acho que fazer coquetéis e aperitivos foi um talento herdado do comendador mais amado do mundo - meu pai.


Domingo foi dia até de  temperinho com cebola picada (calma, não estou doente - apenas aproveitei a cebola que achei já picada no mercado municipal).


. . . e de assar um churrasco no forno, como todo morador de apartamento costuma fazer . . .


UM BRINDE AO DOMINGO DE TODOS NÓS, POIS AMANHÃ É DIA DE UM MUITO ESPECIAL, COM DIREITO A REINAUGURAÇÃO DO PARQUE AQUÁTICO DO TRIANON CLUBE !


Terça-feira passei a tarde no MAV ( Museu de Antropologia do Vale do Paraíba ) monitorando a exposição " MEU QUINTAL" da escola onde trabalho. Aproveitei para visitar uma interessante exposição na sala ao lado: "FACES DA NOSSA ANCESTRALIDADE". Não havia monitor, mas pelo que tive a honra de aprender durante a maior parte da minha vida de umbandista, trata-se de raiz africana influenciando algumas vertentes religiosas que convivem em harmonia no Brasil. Quero deixar claro que para o segmento ao qual pertenço a Umbanda é 100% brasileira, mas toma para si o nome de 19 Orixás que, para nós, são potências de Deus, como FÉ, AMOR, JUSTIÇA, LEI, etc . 














Outro ambiente bem simpático do MAV é esta alusão ao ambiente escolar que ali fincionou por tantos anos. Foi nesse prédio que fiz meu "grupo escolar", de onde saí para continuar os estudos e melhor parte da vida em SANTOS... Bons e inesquecíveis tempos !



Uma atividade que adorei é essa programação de cinema que conta com duzentos títulos, cuja sessão pode ser agendada para grupos, lá mesmo no MAV. Contam os responsáveis que trata-se de equipamento com excelentes resultados. Fiquei feliz e informei à coordenação do VEC essa dica imperdível.






Este é um quadro com retrato do patrono do prédio, CORONEL LEITÃO que, conforme contam-se à boca miúda, enriqueceu comprando e vendendo escravos, cuja mão de obra usou para desviar o leito do RIO PARAÍBA, numa tentativa de diminuir a umidade de seu solar, por conta dos problemas de pulmão que debilitavam a saúde de sua única filha e herdeira; ela  acabou falecendo  mesmo assim. O prédio acabou ficando para o governo que o transformou no melhor grupo escolar da história de Jacareí e, depois, no mais lindo museu do amado vale.


A exposição do COLÉGIO VEC já acabou. Fez o maior sucesso e o comando da casa está de parabéns!


A produção do esmalte dessa semana é uma homenagem ao manto sagrado da PADROEIRA DO BRASIL, sincretizada com OXUM para a UMBANDA. Salve também, minha MÃE IEMANJÁ !







OBRIGADA, ANITA, POR MAIS ESSE LINDO ESMALTE...VOCÊ É ASSIM,  UMA AMIGA-PRESENTE . . .




Durante a semana a porta do banheiro do ninho recebeu mais espelho e duas pequeninas arandelas indianas que apenas serão enfeites . . . nada de pôr fogo na casa, certo?




E a sala que estava assim . . .



 ACABOU FICANDO ASSIM . . .









ESSAS SÃO AS PLANTAS QUE MANTIVE NO NINHO. DESAPEGUEI DE TODOS OS OUTROS VASOS, INCLUSIVE AS ORQUÍDEAS AINDA EM FLOR, QUE FORAM MORAR NOS TRONCOS / ÁRVORES EM NOSSO JARDIM DE CONDOMÍNIO. MÊS DE ANIVERSÁRIO SEMPRE ME TRAZ MUDANÇAS DE ESTRUTURAS INTERNAS E A BOLA DA VEZ FOI FACILITAR  MINHA VIDA. TOMEI DUAS DECISÕES QUE MUITO ME FARÃO BEM NESSE SENTIDO. UMA FOI DESAPEGAR DE PLANTAS EM SUA MAIORIA ( JÁ QUE TERIA MESMO QUE MEXER NELAS POR CONTA DA PINTURA EXTERNA DO PRÉDIO EM PENO ANDAMENTO ) E A OUTRA FOI FINALMENTE CONTRATAR UMA FAXINEIRA QUINZENAL. ANTES DISSO EU A CHAMAVA  A CADA DOIS MESES. CHEGA DESSE TIPO DE ECONOMIA. ECONOMIZAREI EM COISAS OUTRAS! E VOCÊ, TEM TENTADO REFLETIR SOBRE O QUE REALMENTE LHE  FAZ  BEM  NA  SUA  PRÁTICA  ROTINEIRA? 

UM ABRAÇO FRATERNO. A GENTE VAI SE LENDO POR AQUI.

Um comentário:

  1. Muito bem escrito, um primor de narrativa, e, acima de tudo, sensibilidade e um olhar acurado sobre o derredor que nos passa tantas vezes despercebido...GADMV ITVBA ETAVC!

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !