sábado, 15 de novembro de 2014

SENHORAS DO MEU AMOR EM FASES - PARTE FINAL



SALVE DIA 15 DE NOVEMBRO !

A UMBANDA É FILHA DO PRECONCEITO E PARA LIBERTAR-SE DELE, NO SEIO DO PRÓPRIO KARDECISMO ( QUE AMO MUITO TAMBÉM, APESAR DAS RESTRIÇÕES QUE,CHATA COMO SOU, TENHO POR TODO ATO QUE DISCRIMINA ) NASCEU DANDO VOZ E VEZ AOS PRETOS VELHOS AMADOS, AOS CABOCLOS COM SUA SABEDORIA DE FILHOS DA MÃE NATUREZA E A TODAS AS LINHAS QUE FORMAM OS TRABALHADORES NAS ENERGIAS DOS ORIXÁS -  AS ESPECIALIDADES DIVINAS.
ENCANTAM-ME E PARA SEMPRE ME ENCANTARÃO . . .
A VIDA FOI-ME TRAÇANDO NOVOS RUMOS E ANDO EM STANDBY. NÃO FREQUENTO UMA TENDA DE UMBANDA ATUALMENTE, MAS GOSTO DE PENSAR QUE HÁ MUITO DIRIGENTE SÉRIO POR AÍ CUMPRINDO SEU PAPEL DE DIVULGADOR E FACILITADOR À COMPREENSÃO COLETIVA DOS FUNDAMENTOS UMBANDISTAS. GENTE INCANSÁVEL QUE BUSCA LEVAR A CARIDADE SEM ABSOLUTAMENTE APROXIMÁ-LA DE COBRANÇAS EM DINHEIRO OU COISA QUE O VALHA, DANDO DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBEU! GOSTO DE LEMBRAR QUE EM MUITOS CANTINHOS SIMPLES E DESPROVIDOS DE APARATOS MATERIAIS HÁ UMA LUZ IMENSA EM FORMA HUMILDE QUE ASSIM PLASMOU-SE PARA DAR EXEMPLO DE DESPRENDIMENTO E AMOR AO QUE REALMENTE INTERESSA. GOSTO DE TER CERTEZA DE QUE A UMBANDA É A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO QUE APROXIMA A NECESSIDADE DE AJUDA COM A OPORTUNIDADE DE DOAR-SE DE ALGUMA FORMA. CONTINUO REVERENCIANDO A ESPIRITUALIDADE QUE ME HONRA COM SUA PROXIMIDADE, COM SUA FORÇA INTUITIVA E COM A PROTEÇÃO QUE ME CONCEDEM. SOU AGRADECIDA POR TUDO COM QUE TÊM ME CONTEMPLADO E ESPERANÇOSA DE QUE UM DIA ME ACOLHERÃO COMO GENTE DELES QUE VOLTA AO LAR! MAS ENQUANTO EU POR AQUI ESTIVER ABRAÇO A CERTEZA DE QUE ESTA ENCARNAÇÃO ME OFERECEU EXPERIÊNCIAS, OPORTUNIDADES E REFLEXÕES PARA COMPREENDER A FORÇA DIVINA QUE TUDO REGE E ENCAMINHA, SEM JAMAIS DESCONSIDERAR O LIVRE ARBÍTRIO QUE FAZ PARTE DOS PLANOS DE DEUS.
RECENTEMENTE, LEVADA PELAS MÃOS DE UMA AMIGA QUERIDA, CONHECI UMA IGREJA MESSIÂNICA, DA QUAL AINDA NADA COMPREENDO, A COMEÇAR PELAS PALAVRAS JAPONESAS QUE COMPÕEM SEU RITUAL, MAS ENTENDO QUE O SILÊNCIO DE SEU TEMPLO CLEAN ME FAZ BEM, QUE O  JOHREI QUE RECEBO FAZ AÇÃO DE POLIMENTO DE MEU CORPO E MINHA ALMA. SINTO-ME ACOLHIDA, SINTO QUE ASSIM SENTEM-SE TAMBÉM MEU FILHO CAÇULA E MEU MARIDO QUANDO ALI ADENTRAM COMIGO. SOMOS TRÊS MOSQUETEIROS EM BUSCA DIÁRIA DO QUE NOS FAÇA BEM E, QUEM SABE UM DIA, POSSAMOS TER NOVAS CERTEZAS A RESPEITO DE NOVAS COISAS.
MEU CORAÇÃO PARA SEMPRE UMBANDISTA NUNCA FOI CAPAZ DE EXCLUIR  O QUE APENAS É DIFERENTE DE MIM. NÃO ME CONSIDERO REFERÊNCIA, MODELO OU EXEMPLO DE COISA ALGUMA. APENAS TENHO FÉ EM DEUS, RECONHEÇO A DIVERSIDADE DOS CAMINHOS QUE NOS PODEM LEVAR ATÉ ELE E RESPEITO ESSA DIVERSIDADE EM QUASE TODAS AS SUAS VARIAÇÕES, DESDE QUE SÉRIAS COMO EU. NO DIA EM QUE EU TERMINAR MINHA "LIÇÃO DE CASA" TEREI TANTA COISA PARA AGRADECER, MAS CERTAMENTE O PRIVILÉGIO DE TER CONHECIDO A FILOSOFIA ESPIRITUALISTA FOI E SEMPRE SERÁ O GRANDE PLUS NESTA MINHA JÁ LONGA EXISTÊNCIA.
E DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO POR ISSO!

°°°
SOU FILHA DE IEMANJÁ, APAIXONADA POR OXUM, IANSÃ, EGUNITÁ E NANÃ. TENHO-AS COMO MÃOS FEMININAS DAS FORÇAS DE DEUS E REPRESENTANTES CADA UMA DE ALGUMAS DESSAS FORAS NATURAIS. SABE AQUELE ESTEREÓTIPO "FULANA É DE ESCORPIÃO, CUIDADO!" ? É BEM ASSIM COMIGO: SOU A MAIS PURA REPRESENTANTE DOS FILHOS DE ESCORPIÃO. DA MESMA FORMA SOU TIPICAMENTE FILHA DE IEMANJÁ E MESMO NAS VEZES EM QUE TENTEI AFASTAR-ME UM POUCO DESSAS CARACTERÍSTICAS, NUNCA CONSEGUI. VEJO-ME TOTALMENTE OU QUASE ISSO NAS DESCRIÇÕES MAIS COMUNS DE O QUE É SER UMA FILHA DE IEMANJÁ:






A Regência de Iemanjá em nossas vidas se manifesta na necessidade de sabermos se aqueles que amamos estão bem e protegidos, é a preocupação, é o amor ao próximo, principalmente aqueles que nos são queridos.


É ela quem nos dá um sentido de união, de grupo, transformando a convivência num ato familiar, criando dependências e raízes, proporcionando sentimentos de irmão para irmão, de pai para filho, com ou sem laços consanguíneos.

ARQUÉTIPO 

As filhas (e filhos) de Iemanjá possuem como características básicas a força e a determinação, assim como o sentido da amizade e do companheirismo, são pessoas presas no arquétipo da mãe, a família e os filhos; são doces, carinhosas, tradicionais, pouco rígidas, sentimentalmente envolventes e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros, não gostam de mudanças e apreciam a rotina do cotidiano, são muito protetoras, possuem o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. 

Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte. 


As filhas e filhos de Iemanjá não podem ficar expostos à poeira, pois tendem a desenvolver problemas respiratórios. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de filhos e entes próximos. 

Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum Orixá. Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade, serem controladores, voluntariosos, capazes de fazer chantagens emocionais e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes. Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo círculo de amigos, porém, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas. Um filho de Iemanjá pode tornar-se controlador e rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais. 

http://almaumbandista.blogspot.com.br/2010/11/yemanja-rainha-do-mar.html

A SEGUIR, IMAGENS DO EVENTO DE COMEMORAÇÃO PELO DIA 15 DE NOVEMBRO, DIA MUNICIPAL DA UMBANDA, INFELIZMENTE MINGUANDO A CADA ANO, PROVAVELMENTE PELO DESENCANTO CAUSADO PELO FALECIMENTO DE SUA FUNDADORA FESTIVA NA PRAINHA, MÃE TEREZA:






NO CAMINHO DE VOLTA PRA CASA PARAMOS PERTO DA PONTE SÃO JOÃO, SOBRE O RIO PARAÍBA DO SUL: SUAS "ENTRANHAS" VOLTARAM A TER AS ÁGUAS DE OXUM LHE COBRINDO, POR CONTA DA FORTE CHUVA DE QUASE UMA HORA QUE NOS FOI CONCEDIDA POR DEUS NA QUINTA-FEIRA PASSADA !




. . . MAS MUITA ÁGUA VAI "ROLAR" DO CÉU ATÉ QUE TUDO VOLTE A SER COMO TEM QUE SER . . .



Um comentário:

  1. Sensivel, tocante e ao mesmo tempo antenada com as coisas ao redor; assim é essa especial cronista que amo tanto..GADMV!!! ITVBA ETAVC!!!!

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !