quinta-feira, 21 de maio de 2015

BATER & ASSOPRAR




VÍCIOS DE LINGUAGEM JÁ NÃO ME INCOMODAM TANTO, A MENOS QUE ATRAPALHEM A FINALIDADE DA FALA OU ESCRITA: COMUNICAÇÃO EFICIENTE . É SABIDO QUE A INFORMALIDADE ACABARÁ ENGOLINDO A FORMALIDADE NA SUA FUNÇÃO SOCIAL, FICANDO A NORMA CULTA DESTINADA AO MUNDO PROFISSIONAL.
AS COISAS CAMINHAM PARA ISSO MAS, SINCERAMENTE, ACHO UMA JUDIAÇÃO SE FOR POR FALTA DE OPÇÃO. IMAGINE UMA PESSOA ESCOLHENDO SEU JEITO DE FALAR, DEPOIS DE TER CONDIÇÃO COMPETENTE DE ESCOLHER ENTRE ISSO OU AQUILO, OU SEJA, TER ESTUDADO O SUFICIENTE PARA DECIDIR O QUE LHE É MAIS ADEQUADO. NÃO É O MÁXIMO? É QUASE COMO ESCOLHER UM VESTIDO QUE TENHA A SUA CARA NAQUELE DIA, FRENTE A VÁRIOS E VÁRIOS CABIDES ( CHEIOS, CLARO ). FORAM-SE OS TEMPOS EM QUE EU ME BATIA DE FRENTE COM OS BRASIS QUE TEIMAVAM EM USAR O FALECIDO ( OU QUASE )  GERUNDISMO, NUMA TOTAL IGNORÂNCIA E ESPÍRITO DE IMITAÇÃO, COMO SE OS USUÁRIOS ESTIVESSEM NA SEGUNDA FASE DA INFÂNCIA ( POR FAVOR, NÃO CONFUNDA GERUNDISMO COM GERÚNDIO, AQUELE UM CACOETE RIDÍCULO DE DISCURSO FRÁGIL E ESTE, UMA DAS TRÊS FORMAS NOMINAIS DOS VERBOS NOSSOS DE CADA DIA)! O MALDITO " VOU ESTAR FAZENDO" INCENDIAVA MEUS OUVIDOS. E SE NASCIA NOS LÁBIOS DE EDUCADORES ( OU QUASE ISSO ) ME ENLOUQUECIA . . .

ÁGUAS PASSADAS ( ACHO QUE PORQUE ME SINTO COMO SE TIVESSE VENCIDO ESSA GUERRA, OU TALVEZ PORQUE ACABEI ACHANDO SER CAUSA DESGASTADA). MODISMOS NUNCA FORAM MINHA PRAIA, MAS JÁ NÃO ME IRRITAM. ATUALMENTE ESTAMOS EM PLENO VIGOR DA FASE "...IBILIDADE". HÁ CERCA DE OITO ANOS A TAL VISIBILIDADE INVADIU AS PRAIAS INTELECTUAIS ( NEM ERAM ISSO) E, A EXEMPLO DO GERUNDISMO, ACABOU VIRANDO STATUS EM DISCURSO "POBRE". HOJE, ENQUANTO CURTIA UMA REDE PREGUIÇOSA NA SACADA, OUVIA UM DOS PROGRAMAS DA MINHA EMISSORA PREFERIDA E ESCUTEI PÉROLAS DO TIPO "ANDABILIDADE", "BICICLETABILIDADE" E OUTRAS RARIDADES EXCÊNTRICAS CRIADAS PELA NECESSIDADE DE SER ACEITO ENQUANTO BOM COMUNICADOR !

JURO QUE CONTINUEI DEITADA ( POR MAIS ALGUM TEMPO, POIS CHEGOU A HORA DE CUMPRIR PEQUENA AGENDA URBANA EM PLENA QUINTA-FEIRA, MEU DIA DA SEMANA PRA SER CHAMADO DE MEU, RELIGIOSAMENTE SAGRADO E SEM DESCULPAS PARA ALÉM DA MANICURE ). MAS CONFESSO QUE SAÍ DE CASA INCOMODADA COM NOSSA FRÁGIL BRASILIDADE NADA VERDE-AMARELA, QUE SE DEBANDA EM PROCISSÃO A CADA NOVA ONDA. NESTA SEMANA FALAMOS MUITO SOBRE ISSO, ALUNOS E EU, NO SÉTIMO ANO. O LIVRE ARBÍTRIO É DELICIOSO...TINHA MESMO QUE SER PRESENTE DE DEUS ! MAS QUE ELES SAÍRAM DA AULA REVENDO ALGUNS DE SEUS VALORES LINGUÍSTICOS, LÁ ISSO SAÍRAM SIM.

MAS OS BRASILEIROS TERÃO NOS PRÓXIMOS MESES, PALAVRAS PESADAS SENDO DIGERIDAS GOELA ABAIXO, QUEIRAM OU NÃO, TENHAM OU NÃO UMA ESTRELA BATENDO NO PEITO EM LUGAR DO CORAÇÃO, TAMBÉM VERMELHO. GOSTAM DE RECESSÃO? DECORE SUA ORTOGRAFIA, SEPARE-A EM SÍLABAS CORRETAMENTE, RECONHEÇA-LHE O DÍGRAFO, DESCUBRA-LHE A TONICIDADE E RIMAS POSSÍVEIS (NÃO, TESÃO NÃO VALE...ELA É MUITO BROXANTE)...
FICAMOS ASSIM, AMORES E AMORAS: DE MEIA EM MEIA HORA, UMA COLHER DE CHÁ... AH ! E TOME A VACINA...A CAMPANHA ACABA DE ESTICAR ATÉ DIA 03 DE JUNHO.
ABRAÇO FRATERNO, PRA LÁ DE SEM RODEIOS . . .

Um comentário:

  1. Não podemos deixar os portugais morrerem à míngua, pois, como caetanamente se diz: "Minha Pátria É Minha Língua"
    GADMV!!!

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !