sábado, 9 de julho de 2016

FÉRIAS GOURMET . . . OU QUASE ISSO



Férias, enfim!

A primeira semana foi de stress no grau mil, com a reforminha da cozinha: apenas para tirar a pia velha, companheira de dezesseis anos - já estava aqui quando comprei o ninho - instalar a nova ( dois dias e meio de serviço mais meio de inferno astral pra tirar o pó lançado pela máquina de cortar cerâmica ) e eu já estava quase convencida de que era o fim do mundo! Que sorte eu não saber antes que seria tanta trabalheira e tanto pó pra ser respirado por meu pobre corpo, que já vinha tentando sarar de uma broncotraqueíte teimosa ...
Certamente teria desistido de fazer, mesmo que tão planejada e estudada. A pia era do mesmo tamanho, com granito totalmente desgastado pelo uso, muito poroso e sem condição de garantir higienização e assepsia adequadas. Adaptada provisoriamente pra guardar o botijão de gás em um dos lados, bem feinha, mas que jamais havia me dado problemas de vazamentos e afins... e foi ficando, ficando, como tudo que fazemos para ser "provisório".








Numa infiltração dei um jeito que ficou medonho, mas faltavam poucos meses para a planejada reforma, que precisou esperar minhas férias...






Como eu queria distância de gabinetes de madeira de novo, comprei um excelente gaveteiro com rodízios que facilitam a limpeza do espaço . . . chegou antes da reforma e ficou no escritório, "na fila"...

Toda a tralha da cozinha precisou passar três dias na sala ( quem me conhece a fundo sabe do grande complicador que isso foi pra mim )

E o pessoal levou o trabalho a sério, com profissionalismo ( se alguém precisar de uma empresa para reformas e afins, é só me pedir que super indico essa ).
















O jeito foi fazermos as refeições fora do ninho

É claro que tudo foi tomando o rumo da normalidade












Até o pó, monstro terrível de respirar, acabou cedendo ...

Vencemos, enfim! Ela foi feita bem mais alta que o padrão e não temos mais dor nas costas para usar a pia . . .

Nem precisei abrir mão da manicure da semana, estreando esse arraso de esmalte.

Dentre as coisas que me estimulam a gostar de ir pra cozinha, descobri que estava uma prática pia, que foi estreada com um bolo de carne moída que vi fazerem na GLOBONEWS. Acrescentei um molho de tomate caseiro, ao alho poró, feito na hora em que o bolo assava. Cobri o bolo com o molho, depois de assado.

,

A caminho do forno, onde brincou por hora e meia ( 1 1/2 kg de patinho moído, 3 ovos, 1 xícara de mix de farinhas pra dar liga, sal a gosto ).

Metade foi pra mesa do almoço e a outra metade, para o freezer.












Afinal, em plenas férias, é muito bom ter comida preparada pra cobrir o sagrado e merecido ócio!

°°°


Quando acima falei que a pia nova era uma das coisas que me estimulava a ir brincar na cozinha, foi porque eu reservei esta homenagem para a outra metade do post de férias ( como fiz com o bolo). Tenho na minha vida e para minha sorte, três mulheres espetaculares e empreendedoras, que fizeram de suas cozinhas, não uma brincadeira de ser feliz como eu fiz da minha, mas uma profissionalização da virada de capítulo. 






Tê Ataíde, que lá de Paraibuna /SP, pesquisa ingredientes saudáveis para amalgamá -los nas delícias da KITUTÊ, como geleias, patês, pães, caponattas, focaccias, entre outras gourmeterias.




Márcia Jimenez que, de ex-trabalhadora no comércio de lentes oftalmológicas , assumiu seu imenso dom culinário e fez disso uma profissão de sucesso, com tortas, salgados, bolos, temperos e tantas outras coisas maravilhosas.

Jossiane Tamashiro, nora querida, que driblando a crise de um outro negócio,por enquanto em standby, aproveitou a alma gourmet - tempero primoroso - para abrir uma especialíssima MARMITARIA, tudo feito e temperado magistralmente!!.

°°°
Três mulheres de fibra, a quem a vida ensinou a famosa receita de fazer deliciosa limonada do limão! É para elas que envio meu carinho, respeito e admiração no post de hoje . . .

°°°

Quinze dias depois já havia outra opção de cortina de pia, uma bancada para pequenas refeições com banqueta (tok stok), uma cantoneira a menos desseparando a lavanderia e o armário que substituirá a prateleira de cortina da lavanderia chega em cerca de 20 dias. Agora é esperar dezembro chegar e lá vem piso novo e pintura nova, ainda mais branca, nos azulejos da cozinha, que são cobertos de tinta epóxi há mais de três anos...Espero que o novo circo de fim de ano valha a pena...




3 comentários:

  1. Obrigada pela homenagem!!! Ficou tudo maravilhoso!!! Agora vamos ver a faxina de segunda, espero que goste!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor do que a crônica bem escrita, a palavra com alma, mesmo nos momentos de lugar mais comum do cotidiano; assim é o espírito das coisasdleo, mais que gourmet; fina iguaria de texto, no qual eu, apaixonado leitor, me rendo e me encanto...GADMV ETAVC!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho Diva Léo, essa emocionou, né pegou de surpresa, estava lendo o post do blog como sempre e nem passou pela minha cabecinha ser homenageada por vc, ganhei o ano, não foi o dia..... te amo Diva barulhenta <3

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !