domingo, 13 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 13








MARTHA MEDEIROS




QUEM MORRE? 

Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo

Morre lentamente
Quem destrói seu amor próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente
Quem se transforma em escravo do hábito
Repetindo todos os dias os mesmos trajeto,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, Justamente as que resgatam o brilho dos
Olhos e os corações aos tropeços.

Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,
Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,
Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, Fugir dos conselhos sensatos...

Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !
NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ
°°°
". . .Martha Medeiros (1961) é gaúcha de Porto Alegre, onde reside desde que nasceu. Fez sua carreira profissional na área de Propaganda e Publicidade, tenho trabalhado como redatora e diretora de criação em vária agências daquela cidade. Em 1993, a literatura fez com que a autora, que nessa ocasião já tinha publicado três livros, deixasse de lado essa carreira e se mudasse para Santiago do Chile, onde ficou por oito meses apenas escrevendo poesia. . ."









QUANDO TRAGO UM POEMA SIGNIFICATIVO NA OBRA DO AUTOR, NO CASO AUTORA, É PORQUE PASSEI PELA PESQUISA GOOGLE ( GOSTO DESSE BUSCADOR), ESTUDEI UM POUCO DE SUA BIOGRAFIA EM BUSCA DO ÂMAGO DE SUA PERSONALIDADE E, PRINCIPALMENTE, LI POEMAS ... MUITOS DELES...TENTANDO PERCEBER UM QUE REALMENTE NÃO É FICÇÃO ( OU NÃO ? ). GOSTO DE SENTIR QUE O QUE TRAGO AO LEITOR É ESSÊNCIA DE POETA OU, NO CASO, POETISA. PROCUREI SITES DE VENDA E, SEM INTENSÃO DE INDICAR, COLOCO O LINK DE UM AQUI QUE TEM OPÇÃO DE POCKETS, SEMPRE TÃO MAIS BARATOS E VERSÃO E-BOOK, TÃO MINIMALISTAS EM ESPAÇO OCUPADO. MAS INSISTO QUE NÃO É UMA INDICAÇÃO, POIS JAMAIS FIZ ALGUMA COMPRA COM ELE:


CONHECI MARTHA MEDEIROS VISUALMENTE NUM DIA DESSES, NO PROGRAMA "ENCONTRO", COM FÁTIMA BERNARDES. CONFESSO QUE A ÚNICA COISA QUE CONHECIA DELA ATÉ ENTÃO VEIO POR CITAÇÕES DE FERNANDA REALI, BLOGUEIRA CONHECIDA POR SEU PRAZER EM DIVIDIR SEUS ACHADOS CONOSCO OUTRAS BLOGUEIRAS DOS MAIS DIFERENTES SEGMENTOS E INTERESSES, VIA FACE BOOK E, PRINCIPALMENTE, SEU ADORÁVEL BLOG QUE MEU LEITOR PODE E DEVE VISITAR POR AQUI.

A OBRA DA JOVEM SENHORA MARTHA MEDEIROS É IMENSA E INTENSA. ELA TEM A CARA DA MULHER CONTEMPORÂNEA -  MULTIFACETADA E AFOGADA ENTRE SONHOS E VIABILIDADES. ISSO É ENCANTADOR PORQUE A GENTE NÃO SE COLOCA DURANTE A LEITURA ABAIXO DO PEDESTAL, OLHANDO PRA CIMA. MUITO PELO CONTRÁRIO, PARECE QUE MARTHA SENTA AO NOSSO LADO E "DIALOGA" COM NOSSA LEITURA. NÃO É UMA POETISA, MAS UMA ESCRITORA COMPLETA E GOSTOSA DE LER. TOTALMENTE DESCOMPLICADA E DESPRETENSIOSA, QUE EM POEMAS, CRÔNICAS, ROMANCES. PARA QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE MARTHA MEDEIROS DITO POR ELA MESMA NUMA ENTREVISTA ACESSE O LINK :

QUANDO EU FIZER MINHA PRIMEIRA COMPRA DE E-BOOK ( JÁ QUE MEU PROBLEMA DE VISÃO ESTÁ TORNANDO MINHAS LEITURAS EM PAPEL MAIS UMA TORTURA QUE UMA DEVOÇÃO DE ALMA - SÓ CONSIGO LER SE COLOCO O LIVRO AO SOL ), CERTAMENTE SERÁ UM LIVRO DELA !


SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO, ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO !




4 comentários:

  1. Seu blog arrasa. Sempre faço uma visitinha e me deleito. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Convido para conhecer o Blog : www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Conheci os livros da Martha Medeiros no fim dos anos 90, tenho quase todos, leio, empresto, adoro. Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente numa noite de autógrafos aqui no Rio, muito simpática. ela põe em palavras aquilo que eu sinto e não sei expressar. Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leonor!
    Martha Medeiros é uma excelente escritora e também poetisa, gosto demais de sua escrita e já acompanho há tempos. Acho que ela fala direto aos corações, não tem rebuscamentos e mostra uma escrita direta e reflexiva, fácil de entendimento para todos os níveis.
    Vale a pena sempre postar textos ou poesias dela, são novidades para alguns e um prazer sempre grande para quem já a conhece em ler novamente.
    grande abraço carioca


    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !