quinta-feira, 9 de julho de 2015

BATE & ASSOPRA


SE ESSA RUA, SE ESSA RUA FOSSE MINHA . . .


Toda semana, no DIA PRA CHAMAR DMEU - quintas-feiras - saio pelas ruas da cidade de JACAREÍ fotografando coisas que me passaram desapercebidas quando dirigindo o carro (claro).Desta vez isso foi antecipado para quarta-feira: já que estou em férias, quase todo dia chamo de MEUUUUUUU !!! Tinha já percebido que as calçadas novas da "rua do mercado" (que pelos outdoors custaram seiscentos mil reais - nem achei muito caro, ufa) ficaram prontas e bonitas, mas olhar de motorista não vale e fui conferir pé ante pé. Já havia lido no face que não ficaram eficientes no que se propõe uma calçada (nova), mas como gosto e preciso ter minha própria opinião ( sou dessas ) fui testar. Claro que o centro inteiro está de pernas para o ar, numa reforma/maquiagem que, à la copa do mundo, recebe a cada quatro anos, mas isso é inevitável e culpa da memória restrita do eleitorado, que cisma em lembrar-se apenas dos últimos meses na hora de escolher seu candidato. Além do mais, a grande maioria dele não tem abrangência de olhar crítico suficiente para separar o joio do trigo! Gosto mesmo assim desse "banho de loja" que minha cidade recebe a cada quatro anos. Acho "quase ridículo" que algumas obras necessárias sejam proteladas para ficarem prontas mais perto das eleições, mas que seja ! 

  
Tem uma galeriazinha nova em que  consegui entrar para conhecer, bem em frente à pracinha que está em reforma ( que bom, estava horrível ). Está bonitinha, mas com metade dos boxes vazios, pois a cultura local, sabe-se lá porque, não cultua galerias, exceção ao PROMOVALE, centro popular de "comprinhas" que deu certo, inegavelmente. Um exemplo recente de insucesso é a bonita galeria em frente ao quase extinto SUPERMERCADO EXTRA ( dizem que vai fechar em alguns poucos dias). Tem um KINGBURGUER que respira com dificuldade, apesar de seus caríssimos e deliciosos sanduíches e tinha também uma drogaria, que já fechou.


Outra coisa que pude confirmar: muitas lojas investiram no visual, de casas de suco a perfumarias. A população merece e agradece . . .



ESTA É A POLÊMICA CALÇADA: BONITA, NA MINHA OPINIÃO . . . MASSSSSSSSSSSS



Vai exigir constante manutenção da administração (coisa que não é seu forte ), pois as lajotinhas já estão soltando, com menos de um mês de uso !!!


Esse trecho é a entrada de um estacionamento: PRECISO COMENTAR???



E O QUE DIZER DOS TRÊS CAMELÔS QUE OCUPAM JUSTAMENTE A FAIXA TÁTIL PARA DEFICIENTES VISUAIS? DETALHE: NOSSO PREFEITO É ARQUITETO, RAZÃO PELA QUAL NÃO PODE RESPONSABILIZAR SUA EQUIPE TÉCNICA . . . SÓ ACHO . . .


Seja como for, talvez essas calçadas tenham alimentado a esperança das famílias que têm cadeirantes em casa. Passei por oito deles: saíram de casa achando que seus problemas estariam resolvidos e espero sinceramente que para eles tenha mesmo ficado melhor. Para mim, a calçada não passou de uma escolha infeliz! É péssimo andar sobre a faixa tátil para quem enxerga minimamente e inviável pelos camelôs para quem é deficiente. Fiquei muito insegura ao caminhar por elas, achando que a cada passo seria um tombo, razão pela qual só larguei do braço do meu marido para fazer as fotos.


Mas existe a esperança de que o MERCADÃO fique lindo, pois as reformas ali estão de vento em popa. Tomara . . . Amo nosso MERCADO MUNICIPAL.





Esta é a pastelaria mais tradicional da cidade, ao lado do portão lateral, fechado por conta das reformas. Será que vão contemplar nas obras a limpeza dos vidros? É implicância minha ou está mesmo precisando?


Impossível resistir . . .



FACHADA EXTERNA DO MERCADÃO, EM OBRAS, FELIZMENTE !
(SERÁ?...MEDO DEFINE . . .)





Dias melhores virão, ou a coisa vai desmanchar rapidamente como as novas calçadas? Lamento tanto !Mas muitíssimo, acreditem, amores e amoras. Quero muito ver minha cidade com as coisas caminhando a passos largos, sem muitas críticas a serem feitas. Enquanto isso, que Deus nos proteja, pois quem é pago para isso, com aumentos salariais bem acima aos dos servidores, não está sabendo proteger!

3 comentários:

  1. A palavra não é apenas instrumento; ela é ato, vontade, verdade; tu fazes da palavra algo maior, fazes da palavra consciência; que isso jamais se abata, pois és consciência viva de uma cidade que precisa urgentemente disso!!!Parabéns pelo excelente texto!!!GADMV!!! Te Amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sinto medo de caminhar pelas calçadas, mesmo enganchada como é meu caso, pela dificuldade que tenho! Mesmo assim, vou em frente como se esta calçada fosse minha! Desafio, rs... Adoraria que fossem calçadas dos meus sonhos! rsrs.....Benza a Deus o mercadão, um dos lugares que amo em Jacareí. No mais, sua visão e escrita definindo tudo é ímpar Léo, não fico sem! Bjs....

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo!!!

    É nem yudo são rosas sem espinhos….rsrsrsrs……

    Bjks

    sonia

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !