quinta-feira, 17 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 17

ARQUIVO GOOGLE

CLARICE LISPECTOR


Nasceu na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.Termina o curso ginasial. Inicia-se na leitura de livros de autores nacionais e estrangeiros mais conhecidos, alugados em uma biblioteca de seu bairro. Conhece os trabalhos de Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Dostoiévski e Júlio Diniz.Inicia seus estudos na Faculdade Nacional de Direito. Faz traduções de textos científicos para revistas em um laboratório onde trabalha como secretária. Trabalha, também como secretária, em um escritório de advocacia.

Em 1966 (eu nunca havia lido sobre isso), na madrugada de 14 de setembro a escritora dorme com um cigarro aceso , (sempre o maldito cigarro nas mãos que produzem arte - por que será? ) provocando um incêndio. Seu quarto ficou totalmente destruído. Com inúmeras queimaduras pelo corpo, passou três dias sob o risco de morte — e dois meses hospitalizada. Quase tem sua mão direita — a mais afetada — amputada pelos médicos. O acidente mudaria em definitivo a vida de Clarice. Depressão, muitos gêneros literários, uma vida tensa e intensa fizeram dela escritora de sucesso. Sua obra subiu palcos de teatro, tela de cinema e listas de Best-Sellers. muito mais romancista e contista, mas fez poucos poemas, relevantes o suficiente na minha opinião para ser um dos trinta e um destaques diários do meu mês !



O sonho

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.


UM BRINDE A TODAS AS PESSOAS QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA COM BONS LAÇOS , QUER PROFISSIONAIS, FRATERNOS, AFETIVOS OU AMOROSOS. EU AMEI A CADA UM, DO MEU JEITO . . . NÃO ESQUEÇO DAS PESSOAS QUE ME FIZERAM FELIZ...AOS OUTROS PRESENTEIO COM ESQUECIMENTO E  MÁGOA ZERO !


E SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DESTA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO, ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO !

3 comentários:

  1. Léo, que passeio interessante por essa fase de Clarice. Explica um pouco de sua visão tristonha mas esperançosa sobre a vida. Brindo contigo. Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Adorei entrar aqui no seu cantinho e me deparar com este poema lindo da Clarice. Sou fã dela, mas este não conhecia. Te agradeço pelo presente. Um beijo!

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !